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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gussi, Alcides Fernando | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Aetamira Lúcia | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T17:39:44Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15T17:39:44Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Aetamira Lúcia. Análise das governanças municipais e territoriais no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial – Prodeter do Banco do Nordeste do Brasil: diagnósticos e subsídios para a capacitação em autogestão. 2023. 54 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76134 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise das governanças municipais e territoriais no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial – Prodeter do Banco do Nordeste do Brasil: diagnósticos e subsídios para a capacitação em autogestão | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho parte da ideia de que a construção da gestão autônoma dos Planos de Ação Territoriais estruturados dentro do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste (BNB) é um de seus maiores gargalos. Disso decorre que o objetivo desse trabalho é prover diagnósticos para a capacitação das governanças locais visando a construção da autogestão e, com isso, fornecer subsídios para a elaboração de um projeto institucional de capacitação. Para tanto, realizamos pesquisa focada na ótica do modelo experimental de Raul Lejano (2012), centrado na forma como uma política pública é experienciada pelos atores envolvidos, por meio, sobretudo, de uma abordagem metodológica qualitativa. Com isso, entendemos que o desenho do Prodeter é realizado numa perspectiva top-down de desenvolvimento, porém, sua implementação remete sempre com uma tentativa de conexões com uma realidade local específica, compartilhada por atores locais, nos territórios, numa perspectiva bottom-up, o que gera tensões e conflitos . No geral, no âmbito do Programa, agentes institucionais se reúnem em Comitês Municipais e Territoriais com produtores autônomos e/ou integrantes de associações da sociedade civil, público-alvo do programa, para realizar a autogestão dos Planos de Ação; contudo, verificamos, com este trabalho, que isso efetivamente ainda não acontece. Os resultados apontam, com alguns diagnósticos construídos, que isso se deve, sobretudo, à falta de engajamento e de capacitação dos atores. Por fim, a partir dos diagnósticos, apresentamos algumas recomendações, como subsídio para a elaboração do projeto de capacitação, intencionado pelo Banco. | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Ce travail est basé sur l'idée que la construction d'une gestion autonome des Plans d'action territoriaux structurés dans le cadre du Programme de développement territorial (PRODETER) du Banco do Nordeste (BNB) qui est l'un de ses plus grands goulots d'étranglement. De ce fait, l'objectif de ce travail est de fournir des diagnostics pour la formation des gouvernances locales visant à construire l'autogestion et, avec cela, de subventionner l'élaboration d'un projet institutionnel de formation. Pour cela, nous avons mené une recherche centrée sur la perspective du modèle expérimental de Raul Lejano (2012), centré sur la manière dont une politique publique est vécue par les acteurs concernés, à travers, avant tout, une approche méthodologique qualitative. Avec cela, nous comprenons que la conception du Prodeter s'effectue dans une perspective de développement descendante, cependant, sa mise en oeuvre renvoie toujours à une tentative de faire des liens avec une réalité locale spécifique, partagée par les acteurs locaux, dans les territoires, dans une perspective ascendante, ce qui génère des tensions et des conflits. En général, dans le cadre du Programme, les agents institutionnels se réunissent en Comités Municipaux et Territoriaux avec les producteurs autonomes et/ou les membres des associations de la société civile, public cible du programme, pour réaliser l'autogestion des Plans d'Action ; or, nous avons vérifié, avec ce travail, que cela n'est effectivement pas encore le cas. Les résultats indiquent, avec quelques diagnostics construits, que cela est dû, avant tout, au manque d'engagement et de formation des acteurs. Enfin, sur la base des diagnostics, nous présentons quelques recommandations, en guise de subvention pour l'élaboration du projet de formation, voulu par la Banque. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Desenvolvimento territorial | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Capacitação da gestão | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Governança local | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Gestão participativa | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Autogestão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7306722117822350 | pt_BR |
local.date.available | 2024-02-15 | - |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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