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Tipo: Dissertação
Título: Afetividade e o processos de ensino-aprendizagem: estima de lugar de professores, da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE)
Título em inglês: Affectivity and the teaching-learning processes: esteem of place of teachers, from the Public Health School of Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE)
Autor(es): Farias, Nazka Fernandes
Orientador: Bomfim, Zulmira Áurea Cruz
Palavras-chave em português: Estima de lugar;Docentes;Mapas afetivos
Palavras-chave em inglês: Esteem for the place;Teachers;Affective maps
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Data do documento: 2024
Citação: FARIAS, Nazka Fernandes. Afetividade e o processos de ensino-aprendizagem: estima de lugar de professores, da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem, durante a Pandemia de COVID-19 passou por diversas transformações e desafios, necessitando de adaptações, no que tange às ferramentas pedagógicas adotadas, relação professor-aluno e, ainda, a concepção do ambiente de aprendizado, cujos os território(s) de ação se transformaram, sob diversas realidades. O papel do professor, nesse contexto, refletiu em questões que permeiam o campo de vulnerabilidade vivenciada por eles em relação ao ambiente de atuação, durante esse período histórico. A categoria da afetividade, nesse sentido, contribui como elemento importante para análise do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que as emoções, os sentimentos e as atitudes afetam a forma como as pessoas percebem, interpretam e respondem aos estímulos do ambiente. Com base nos estudos de Bomfim (2010) e inspirado na perspectiva Sócio-Histórica, o conceito de Estima de Lugar, enquanto categoria socioambiental, podendo se estabelecer como potencializadora ou despotencializadora contribui para compreender a relação pessoa-ambiente, sendo, portanto, um caminho pertinente para evidenciar aspectos relacionados à afetividade. Nesse sentido, esta Dissertação tem como objetivo analisar a Estima de Lugar dos professores, vinculados à ESP/CE, que atuaram em contexto pandêmico, considerando suas diversas funções e os aspectos relacionados às suas práticas docentes, assim como se debruçar sobre os desdobramentos dos impactos gerados pela pandemia, a fim de produzir dados para a compreensão das vulnerabilidades existentes nesse campo, à luz da Psicologia socioambiental, ainda incipientes. Para tanto, alicerçados na abordagem qualitativa, com um estudo do tipo exploratório foram realizados os seguintes procedimentos: I) Entrevista individual semiestruturada para captar aspectos acerca da experiência docente e as implicações do contexto de pandemia e; II) Aplicação do Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA), dos quais sua interpretação se ancoraram na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Foram produzidos 15 (quinze) Mapas Afetivos, que resultaram na prevalência de uma Estima de Lugar Potencializadora, evidenciando a imagem afetiva de Contraste Potencializador. O resultado do Índice de Estima de Lugar (IEL) dos participantes corroborou com as imagens afetivas produzidas, assim como as falas destacadas durante as entrevistas realizadas, evidenciando a importância da representação afetiva do lugar e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo assim a percepção de atores e práticas em contexto de vulnerabilidade social e ambiental.
Abstract: The teaching-learning process, during the COVID-19 Pandemic, went through several tools, transformations and challenges, requiring adaptations, with regard to pedagogical skills, teacher-student relationship and, also, the design of the learning environment, whose the territory(ies) of action have transformed, under different realities. The role of the teacher, in this context, reflected on issues that permeate the field of vulnerability experienced by them in relation to the environment in which they work, during this historical period. The category of affectivity, in this sense, contributes as an important element to the analysis of the teaching-learning process, since emotions, feelings and attitudes affect the way people perceive, interpret and respond to environmental stimuli. Based on studies by Bomfim (2010) and inspired by the Socio-Historical perspective, the concept of Place Estimation, as a socio-environmental category, which can be established as a potentializer or depotentiator, contributes to understanding the person-environment relationship, being, therefore, a path relevant to highlight aspects related to affectivity. In this sense, this Dissertation aims to analyze the Place Estimate of teachers, linked to ESP/CE, who worked in a pandemic context, considering their different functions and aspects related to their teaching practices, as well as focusing on the consequences of the impacts generated by the pandemic, in order to produce data to understand the vulnerabilities that exist in this field, in the light of socio-environmental psychology, which are still incipient. To this end, based on the qualitative approach, with an exploratory study, the following procedures were carried out: I) Semi-structured individual interview to capture aspects about the teaching experience and the implications of the pandemic context and; II) Application of the Affective Map Generator Instrument (IGMA), whose interpretation was anchored in Content Analysis (Bardin, 1977). 15 (fifteen) Affective Maps were produced, which resulted in the prevalence of an Empowering Place Estimate, highlighting the affective image of Empowering Contrast. The result of the participants' Place Estimation Index (IEL) corroborated the affective images produced, as well as the statements highlighted during the interviews carried out, highlighting the importance of the affective representation of the place and its relationship with the teaching-learning process, thus strengthening the perception of actors and practices in a context of social and environmental vulnerability.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76095
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7168950649094064
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1210419516945897
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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