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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Tereza Cristina Batista de-
dc.contributor.authorTavares, Nayane do Vale-
dc.date.accessioned2024-01-31T12:59:20Z-
dc.date.available2024-01-31T12:59:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationTAVARES, Nayane do Vale. A empreendedora está on: vivência de mulheres ao empreenderem nas redes sociais virtuais. 119 f. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76033-
dc.description.abstractThis study aimed to understand how women experience digital entrepreneurship, based on the reasons present in their entrepreneurial action, in virtual social networks, in the light of Schutz's social phenomenology (1975, 1979). The study was carried out with entrepreneurs who had stores exclusively online on Instagram, seeking to highlight their daily lives, experiences and acquired experiences. This is an exploratory study, with a qualitative approach, through field research, following a semi-structured interview script. The data organization and analysis technique followed Bardin's (2011) content analysis model. The results showed that the majority of digital entrepreneurs started their businesses motivated by opportunity, seeking flexibility/freedom, satisfaction and fulfillment, even in the pandemic context. In their experiences, the public highlighted that they had not acquired loans from banks, were overloaded with tasks and had difficulty reconciling professional and personal demands but stated that they had a good support network. Regarding Instagram, advantages were highlighted for its use: easy handling, free, good publicity, high visibility and overcoming geographical barriers. The challenges include working with digital marketing, paid traffic and organizing time to manage content. Future expectations are to continue being digital entrepreneurs, making use of online platforms.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA empreendedora está on: vivência de mulheres ao empreenderem nas redes sociais virtuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo compreender como as mulheres vivenciam o empreendedorismo digital, a partir dos motivos presentes em sua ação empreendedora, nas redes sociais virtuais, sob à luz da fenomenologia social de Schutz (1975, 1979). O estudo foi realizado com empreendedoras que possuíam lojas, exclusivamente, onlines no Instagram, buscando relevar o cotidiano, as vivências e as experiências adquiridas. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo, seguindo roteiro de entrevista semiestruturado. A técnica de organização e análise dos dados seguiu o modelo da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que a maioria das empreendedoras digitais iniciaram seus negócios motivadas por oportunidade, buscando flexibilidade/liberdade, satisfação e realização, mesmo no contexto pandêmico. Nas vivências, o público frisou não ter adquirido empréstimos com bancos, sobrecarga de tarefas e dificuldade de conciliar demandas profissionais e pessoais, porém afirmaram ter boa rede de apoio. Sobre o Instagram, foram apontadas como vantagens, para seu uso, fácil manuseio, gratuito, boa divulgação, alta visibilidade e transpor barreiras geográficas. Como desafios, trabalhar com marketing digital, tráfego pago e organizar o tempo para gerenciar os conteúdos. As expectativas futuras são de continuar sendo empreendedoras digitais, fazendo uso de plataformas online.pt_BR
dc.subject.ptbrEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.ptbrEmpreendedorismo digitalpt_BR
dc.subject.ptbrRedes sociais virtuaispt_BR
dc.subject.ptbrFenomenologiapt_BR
dc.subject.enEntrepreneurshippt_BR
dc.subject.enDigital entrepreneurshippt_BR
dc.subject.enVirtual social networkspt_BR
dc.subject.enPhenomenologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.date.available2024-01-31-
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