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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76005
Tipo: | TCC |
Título: | Por uma educação geográfica para a cidadania territorial: a perspectiva de estudantes da EMTI Professor Álvaro Costa (CE) sobre o "Projeto Nós Propomos" |
Autor(es): | Lima, Cristiane Cavalcante Conde |
Orientador: | Barbosa, Maria Edivani Silva |
Palavras-chave em português: | Geografia e ensino;Geografia escolar;Cidadania territorial |
Palavras-chave em inglês: | Geografía y docencia;Geografía escolar;Ciudadanía territorial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | LIMA, Cristiane Cavalcante Conde. Por uma educação geográfica para a cidadania territorial: a perspectiva de estudantes da EMTI Professor Álvaro Costa (CE) sobre o "Projeto Nós Propomos". 2023. 52 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Para a Educação Geográfica ensinar Geografia na escola é admitir um conjunto de práticas que tornem seus conteúdos significativos aos educandos. O Projeto Nós Propomos! concilia ensino de Geografia ao exercício da cidadania territorial junto a estudantes da educação básica, através do estímulo à proposição de soluções para problemáticas comunitárias e a gestão dos territórios. Dessa maneira, este trabalho objetivou analisar os percursos metodológicos adotados pelo Projeto "Nós Propomos" e sua contribuição na construção e/ou fortalecimento da cidadania territorial de estudantes da EMTI Professor Álvaro Costa, localizada no município de Fortaleza, Ceará, Brasil. A pesquisa partiu das seguintes perguntas norteadoras: Quais as contribuições do Projeto Nós Propomos! para a educação geográfica cidadã de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental? Quais diálogos foram estabelecidos entre o Projeto e a realidade de jovens da periferia de Fortaleza? A participação no Projeto proporcionou que a juventude assumisse uma postura crítica e de protagonismo na resolução dos problemas do bairro de vivência? A metodologia das ações desenvolvidas seguiu as etapas contidas no Manual do Projeto Nós Propomos!, a saber: 1. Apresentação do projeto na escola; 2. Cadastramento e inscrição dos estudantes; 3. Formação e organização de grupos de estudantes para o trabalho colaborativo; 4. Realização de oficinas e espaços de formação; 5. Pesquisas e estudos de aprofundamento sobre o tema gerador; 6. Trabalho de campo e estudo do meio; 7. Discussão sobre o problema para encontrar soluções de modo criativo e possível; 8. Socialização dos trabalhos. Como forma de avaliar o Projeto, os participantes responderam a um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas. Os três grupos de trabalho colaborativo definiram como problema central a poluição da comunidade do Serviluz e da Praia do Titanzinho. Participaram 14 estudantes com idade de 11 a 16 anos. Na avaliação geral sobre a experiência de participar do “Nós Propomos” usando palavras para a caracterização, foi possível notar que a experiência como um todo foi positiva. Por fim, conclui-se que o Projeto “Nós Propomos” aliado ao ensino de Geografia, ao passo que dinamiza o ensino, atinge os objetivos e temas curriculares da disciplina. Ademais, as ações desenvolvidas se mostraram exitosas ao proporcionar aos estudantes meios para construção e/ou fortalecimento da cidadania territorial. |
Resumen: | Para la Educación Geográfica, enseñar Geografía en la escuela significa admitir un conjunto de prácticas que hagan que sus contenidos sean significativos para los estudiantes. El Proyecto ¡Nosotros Proponemos! combina la enseñanza de la Geografía con el ejercicio de la ciudadanía territorial entre los estudiantes de educación básica, al incentivar la propuesta de soluciones a los problemas comunitarios y la gestión de los territorios. De esa manera, este trabajo tuvo como objetivo analizar los caminhos metodológicos adoptados por el Proyecto "Nosotros Proponemos" y su contribución a la construcción y/o fortalecimiento de la ciudadanía territorial de los estudiantes de la EMTI Professor Álvaro Costa ubicado en el municipio de Fortaleza, Ceará, Brasil. La investigación se basó en las siguientes preguntas orientadoras: ¿Cuáles son los aportes del Proyecto ¡Nosotros Proponemos! para la educación ciudadano geográfica de los estudiantes de los últimos años de la Escuela Primaria? ¿Qué diálogos se establecieron entre el Proyecto y la realidad de los jóvenes de la periferia de Fortaleza? ¿La participación en el Proyecto permitió a los jóvenes asumir una postura crítica y protagónica en la resolución de los problemas del barrio en el que viven? La metodología de las acciones desarrolladas siguió los pasos contenidos en el Manual Proyecto Nosotros Proponemos, a saber: 1. Presentación del proyecto en la escuela; 2. Inscripción y registro de estudiantes; 3. Formación y organización de grupos de estudiantes para el trabajo colaborativo; 4. Realización de cursos y espacios de capacitación; 5. Investigaciones y estudios en profundidad sobre el tema generador; 6. Trabajo de campo y estudio del medio; 7. Discusión del problema para encontrar soluciones de forma creativa y posible; 8. Socialización del trabajo. Como forma de evaluación del Proyecto, los participantes respondieron a un cuestionario semiestructurado con preguntas abiertas y cerradas. Los tres grupos de trabajo colaborativos definieron la contaminación en la comunidad de Serviluz y Praia do Titanzinho como un problema central. Participaron 14 estudiantes de 11 a 16 años. En la evaluación general de la experiencia de participar en “Nosotros Proponemos” utilizando palabras para la caracterización, se pudo constatar que la xperiencia en su conjunto fue positiva. Finalmente, se concluye que el Proyecto “Nosotros Proponemos”, combinado com la enseñanza de Geografía, al tiempo que agiliza la enseñanza, logra los objetivos y temáticas curriculares de la materia. Además, las acciones desarrolladas demostraron ser exitosas al brindar a los estudiantes los medios para construir y/o fortalecer la ciudadanía territorial. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76005 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0629979122496697 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6104723368550136 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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