Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIrffi, Guilherme Diniz Irffi-
dc.contributor.authorNascimento, Fernando Saulo Pinheiro do-
dc.date.accessioned2024-01-23T11:19:43Z-
dc.date.available2024-01-23T11:19:43Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Fernando Saulo Pinheiro do. Análise do desempenho acadêmico dos discentes de uma Instituição de Ensino Superior do Ceará nas modalidades presencial e a distância. 2024. 50f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75940-
dc.description.abstractThe expansion of distance learning offerings in higher education has fostered discussions about the quality of education provided in this modality. In particular, the widespread availability of distance education teaching degrees raises questions about the future repercussions on basic education. In this context, the present research aims to investigate the difference in academic performance between teaching degree students enrolled in face-to-face and distance learning modalities at a major higher education institution in Ceará. To do so, administrative data containing academic performance and student failure history was used. To carry out this comparison, propensity score matching methods employing kernel matching were used, and the results are presented for the unmatched sample and for nearest neighbor matching. Additionally, separate effects were estimated for each course. Furthermore, to compare the results with existing literature, an estimation was conducted using data from the 2017 and 2021 Enade, which evaluated teaching degree courses. Overall, the results do not support the existence of a systematic performance differential between modalities, being present only for specific courses. Moreover, the results obtained contrast with those from Enade, which point to higher performance for face-to-face courses. This difference may be partially explained by the differing profiles between the two modalities, the curriculum structure itself, as well as by the higher failure rate in distance learning courses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do desempenho acadêmico dos discentes de uma Instituição de Ensino Superior do Ceará nas modalidades presencial e a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA expansão da oferta de ensino a distância nos cursos superiores tem fomentado a discussão acerca da qualidade da educação fornecida nesta modalidade. Em particular, a grande disseminação de cursos de licenciatura a distância levanta questões sobre as futuras repercussões na educação básica. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a diferença do desempenho acadêmico entre discentes de cursos de licenciatura matriculados nas modalidades presencial e a distância de uma grande instituição de ensino superior no Ceará. Para tanto, recorreu-se aos dados administrativos contendo o rendimento acadêmico e o histórico de reprovações desses estudantes. Para realizar essa comparação, empregou-se o pareamento por escore de propensão pelos métodos de kernel matching, os resultados são apresentados para a amostra não pareada e para o pareamento por vizinho mais próximo. Além disso, optou-se por estimar os efeitos separadamente por curso. E, adicionalmente, para comparar os resultados com a literatura, foi realizada uma estimação utilizando-se os dados do Enade 2017 e 2021, que avaliaram cursos de licenciatura. De forma geral, os resultados não corroboram a existência de um diferencial sistemático de desempenho entre as modalidades, sendo este presente apenas para alguns cursos em particular. Ademais, os resultados alcançados contrastam com os dados do Enade, os quais apontam um rendimento superior para os cursos presenciais. Essa diferença pode ser parcialmente explicada pela diferença de perfil entre as duas modalidades, da própria estrutura curricular, assim como pela maior taxa de evasão entre os cursos EaD.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino a Distânciapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino Presencialpt_BR
dc.subject.ptbrEducação Superior no Brasilpt_BR
dc.subject.ptbrQualidade na Educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subject.enDistance learningpt_BR
dc.subject.enTraditional learningpt_BR
dc.subject.enHigher Education in Brazilpt_BR
dc.subject.enQuality in educationpt_BR
dc.subject.enAcademic Performancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8821559850261716pt_BR
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_fspnascimento.pdf655,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.