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dc.contributor.advisorMarinho, Claudia Teixeira-
dc.contributor.authorBastos, Raquel Tavares-
dc.date.accessioned2024-01-19T18:42:14Z-
dc.date.available2024-01-19T18:42:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBASTOS, Raquel Tavares. Bordados como visão de mundo: narrativas através da memória e do feminino. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75914-
dc.description.abstractThe research presents some reflections on the power of embroidery as condensers of transfer gestures and agents of construction of narratives of the Feminine. Reflections that propose to think of embroidery as a manual practice that acts as an instrument of visibility, illustration of affections and expressions of cultural performance, capable of building and updating narrated narratives, of possessing an organizing character, recreating new outlines for history and shaping feelings and political articulations of the feminine. Based on the study carried out through bibliographic, cartographic and immersion research, through my practice, teaching and creating embroidery by five other women in the city of Fortaleza, in the state of Ceará, I propose reflections on the transversalities and the way of thinking the embroidery as artistic making, symbolism of memories and feelings transcribed in basting, through its performative expression, the construction of imagery narratives, captured visions of the world made through the lens of emotion and the political dimension of this making.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBordados como visão de mundo: narrativas através da memória e do femininopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa apresenta algumas reflexões sobre a potência dos bordados como condensadores de gestos de transferência e agentes de construção de narrativas do Feminino. Reflexões que propõem pensar o bordado como uma prática manual que atua como instrumento de visibilidade, ilustração de afetos e expressões de performance cultural, capaz de construir e atualizar narrativas alinhavadas, de possuir caráter organizador, recriando novos traçados para a história e dando forma a sentimentos e articulações políticas do feminino. Com base no estudo realizado mediante pesquisa bibliográfica, cartográfica e de imersão, através da minha prática, do ensino e criação de bordados de outras cinco mulheres na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, proponho reflexões sobre as transversalidades e o modo de pensar o bordado como fazer artístico, simbologia de memórias e sentimentos transcritos em alinhavos, através de sua expressão performativa, da construção de narrativas imagéticas, de visões capturadas do mundo feitas pela lente da emoção e da dimensão política desse fazer.pt_BR
dc.subject.ptbrArtespt_BR
dc.subject.ptbrBordadopt_BR
dc.subject.ptbrMemóriapt_BR
dc.subject.ptbrNarrativapt_BR
dc.subject.ptbrFemininopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8794592174294807pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9847169426586898pt_BR
local.date.available2024-01-19-
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