Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75850
Type: Dissertação
Title: A Arte Contemporânea em diálogo com a Educação Infantil: a biografia educativa de uma professora
Authors: Justo, Karen Costa Vasconcelos
Advisor: Frota, Ana Maria Monte Coelho
Co-advisor: Goldberg, Luciane Germano
Keywords in Brazilian Portuguese : Arte Contemporânea na educação infantil;Pesquisa (auto)biográfica;Biografia educativa;Docência;Infâncias
Keywords in English : Contemporary Art in early childhood education;(Auto)biographical research;Educational biography;Teaching;Childhoods
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2023
Citation: JUSTO, Karen Costa Vasconcelos. A Arte Contemporânea em diálogo com a Educação Infantil: a biografia educativa de uma professora. 2023. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente dissertação tem como objetivo investigar os elementos que contribuíram na trajetória de formação docente e para o trabalho com a arte contemporânea com crianças bem pequenas na escola pública através de narrativa (auto)biográfica, uma Biografia Educativa, enquanto professora da Educação Infantil. O corpo narrativo desta pesquisa se alicerçou nos aportes teóricos da pesquisa (auto)biográfica, com os conceitos de narrativa e história de vida evidenciados por Josso (2004), Pineau e Le Grand (2012), Ferrarotti (2014), Delory-Momberger (2008) e Nóvoa e Finger (2014). Ademais, foram utilizadas concepções acerca da Arte Contemporânea na Educação Infantil discutidas por Carvalho (2021), Cunha (2021), Barbieri (2012), Loponte (2008), Ostetto (2011), entre outros, e as reflexões delineadas por Abad Molina (2008) sobre as instalações de jogos inspirados em artistas visuais. Metodologicamente, esta pesquisa enquadra-se no campo da Pesquisa Qualitativa em Educação, alicerçada na abordagem (auto)biográfica, por meio da produção de uma narrativa autobiográfica, compondo a Biografia Educativa (DELORY-MOMBERGER, 2008) de uma professora da Educação Infantil. A partir deste inventário, a análise se debruçou sobre a Biografia Educativa da professora, destacando as experiências formativas que levaram às experiências com arte contemporânea, e as reflexões acerca dessas práticas pedagógicas no cotidiano com as crianças na Educação Infantil, bem como os aspectos de contribuição para sua formação como docente nessa área e para uma docência na Educação Infantil permeada pela arte contemporânea.
Abstract: This dissertation aims to investigate the elements that contributed to the teacher training trajectory and to work with contemporary art with very young children in public schools through an (auto)biographical narrative, an Educational Biography, as a teacher of Early Childhood Education. The narrative body of this research was based on the theoretical contributions of (auto)biographical research, with the concepts of narrative and life history evidenced by Josso (2004), Pineau and Le Grand (2012), Ferrarotti (2014), Delory-Momberger (2008) and Nóvoa and Finger (2014). In addition, we used concepts about Contemporary Art in Early Childhood Education discussed by Carvalho (2021), Cunha (2021), Barbieri (2012), Loponte (2008), Ostetto (2011), among others, and the reflections outlined by Abad Molina (2008) about game installations inspired by visual artists. Methodologically, this research befits the field of Qualitative Research in Education, grounded on the (auto)biographical approach, through the production of an autobiographical narrative, composing the Educational Biography (DELORY-MOMBERGER, 2008) of an Early Childhood Education teacher. In this inventory, the analysis focused on the teacher’s Educational Biography, highlighting the formative experiences that led to the work with contemporary art, and the reflections on these pedagogical practices in the daily life with children in Early Childhood Education, as well as the aspects of contribution to her training as a teacher in this area and to teaching in Early Childhood Education permeated by contemporary art.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75850
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9083898788478755
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5274212431995000
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9917247618926283
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_kcvjusto.pdf6,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.