Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Francisco Vicente Sales-
dc.contributor.authorSantos, Letícia de Alencar-
dc.date.accessioned2024-01-05T18:56:38Z-
dc.date.available2024-01-05T18:56:38Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Letícia de Alencar. Valores de consumo, consumo de status e compra de garrafas térmicas: Qual a relação com as características demográficas? 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75623-
dc.description.abstractConsumer values reflect the potential of a product to satisfy consumers' desires, playing a central role in their social lives. Currently, there is a concern for sustainable consumption, with the replacement of plastic products in the market, seeking to reduce waste. An example of this substitution is the thermos. However, the purchase of thermoses can also be seen as a symbol of social status, representing recognition and prestige in society. This study aimed to reflect on how consumption values and status consumption relate to the purchase of thermoses for personal use considering sociodemographic characteristics. To carry out this study, the online survey method was used, with a descriptive character and a qualitative cross-sectional approach, with the participation of 236 respondents and the analysis of quantitative data was carried out by extracting the standard deviation and the mean of the results obtained, using an Excel spreadsheet. It was found that social status stood out as one of the most predominant factors for the consumption of the product in question, which is associated with social identification, which makes people belong to a certain group. Finally, it was concluded that, regardless of the target audience to which the research was carried out, as well as different economic conditions, the environmental value stood out as the common factor, when considering that people brought the product to the market.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleValores de consumo, consumo de status e compra de garrafas térmicas: Qual a relação com as características demográficas?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs valores de consumo refletem o potencial de um produto em satisfazer os desejos dos consumidores, desempenhando um papel central em suas vidas sociais. Atualmente, surge uma preocupação com o consumo sustentável, com a substituição de produtos plásticos no mercado, buscando reduzir resíduos. Um exemplo dessa substituição é a garrafa térmica. No entanto, a compra de garrafas térmicas também pode ser vista como um símbolo de status social, representando reconhecimento e prestígio na sociedade. Este estudo teve como objetov refletir sobre como valores de consumo e consumo de status se relacionam com a compra de garrafas térmicas de uso pessoal considerando características sociodemográficas. Para realizar este estudo foi utilizado o método survey on-line, de caráter descritivo e abordagem qualitativa de corte transversal, contando com a participação de 236 respondentes e a análise dos dados quantitativos foi realizada por meio da extração do desvio padrão e da média dos resultados obtidos, utilizando uma planilha Excel. Foi constatado que o status social destacou-se como um dos fatores de maior predominância para o consumo do produto em questão, que está associado com a identificação social, o que torna as pessoas pertencentes a um determinado grupo. Por fim, concluiu-se que, independentemente do público-alvo ao qual foi realizada a pesquisa, assim como diferentes condições econômicas, o valor ambiental se destacou como o fator em comum, ao considerar que as pessoas trouxeram a importância do cuidado ao meio ambiente.pt_BR
dc.subject.ptbrConsumo de statupt_BR
dc.subject.ptbrGarrafa térmicapt_BR
dc.subject.ptbrSustentabilidadept_BR
dc.subject.ptbrValor de consumopt_BR
dc.subject.enStatus consumptionpt_BR
dc.subject.enThermospt_BR
dc.subject.enSustainabilitypt_BR
dc.subject.enConsumption valuept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lasantos.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.