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Tipo: Dissertação
Título: Curadoria de recursos educacionais digitais: uma proposta de formação docente para professores do Ensino Médio
Autor(es): Bezerra, Fábio Araújo
Orientador: Silva, Andréa Soares Rocha da
Palavras-chave em português: Curadoria digital;Recursos educacionais digitais;Formação docente;Competência digital
Palavras-chave em inglês: Digital curation;Digital educational resources;Teacher training;Digital competence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Data do documento: 2023
Citação: BEZERRA, Fábio Araújo. Curadoria de recursos educacionais digitais: uma proposta de formação docente para professores do Ensino Médio. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A crise pandêmica provocou intensas mudanças nos diversos setores da sociedade, e na Educação não foi diferente. A principal medida adotada foi Ensino Remoto Emergencial (ERE) como alternativa para viabilizar a mediação pedagógica e o vínculo entre escola, professor e aluno. Então, utilizou-se diferentes ferramentas tecnológicas que intensificaram a curadoria de múltiplos formatos de Recursos Educacionais Digitais (REDs) para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem. Esse cenário evidenciou as inseguranças, limitações e dificuldades dos educadores em implementar uma cultura de aprendizagem digital. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a experiência dos professores de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral quanto à curadoria de REDs para realização de uma capacitação que pudesse auxiliá-los em sua prática docente no contexto da cultura digital. Trata-se de um estudo exploratório, o qual teve a revisão de escopo e a pesquisa-ação como procedimentos investigativos, constituindo-se de uma abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada. Para tanto, utilizou-se a entrevista e o questionário no Google Forms como mecanismo para coleta de dados. Os resultados evidenciaram que a curadoria de REDs é uma função emergente para as práticas de ensino dos professores da Educação Básica, sobretudo ao planejarem suas aulas considerando o contexto da cultura digital. Por outro lado, demonstraram que os professores necessitam desenvolver diferentes competências quanto à curadoria de REDs, para isso, deve existir uma formação continuada que reconheça a importância de um novo contexto de aprendizagem que é influenciado constantemente pelas transformações da era digital. Entre as contribuições, pode-se ressaltar a elaboração de uma capacitação sobre a curadoria de REDs em formato de workshop que poderá ser útil para as células de formação docente. Conclui-se que o contexto da educação 4.0 exige que o professor seja curador de conteúdo e mediador da informação. Para isso, deve haver um processo contínuo de autoformação docente que possa ampliar a compreensão da relevância didático-pedagógica da curadoria de REDs para o ensino médio.
Abstract: The pandemic crisis has led to intense changes in various sectors of society, and education has been no different. The main measure adopted was Emergency Remote Education (ERE) as an alternative to enable pedagogical mediation and the link between school, teacher and student. Different technological tools were then used to intensify the curation of multiple formats of Digital Educational Resources (DER) to develop the teaching and learning process. This scenario has highlighted educators' insecurities, limitations and difficulties in implementing a digital learning culture. Therefore, the general aim of this research was to investigate the experience of teachers at a full-time secondary school in terms of the curation of NETs in order to carry out training that could help them in their teaching practice in the context of digital culture. This is an exploratory study, which used a scoping review and action research as investigative procedures, constituting a qualitative-quantitative approach of an applied nature. Interviews and a questionnaire on Google Forms were used to collect data. The results showed that the curation of DER is an emerging function for the teaching practices of primary school teachers, especially when they plan their lessons taking into account the context of digital culture. On the other hand, they showed that teachers need to develop different competences in terms of curating DER, and that this requires ongoing training that recognises the importance of a new learning context that is constantly influenced by the transformations of the digital age. Among the contributions, we can highlight the development of a training programme on the curation of DER in the form of a workshop that could be useful for teacher training cells. The conclusion is that the context of education 4.0 requires teachers to be content curators and information mediators. For that, there needs to be a continuous process of teacher self-training that can broaden the understanding of the didacticpedagogical relevance of the curation of DER for high school.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75584
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-1630-539X
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7884723569231724
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-5584-7071
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1759902798115392
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

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