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Tipo: Dissertação
Título: Afro-paisagens e hibridização cultural: dos carnavais atlânticos aos afoxés de Fortaleza/CE
Título em inglês: Afro-landscapes and cultural hybridization: from Atlantic carnivals to afoxés in Fortaleza/CE
Autor(es): Silva, Lidia Marques da
Orientador: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Palavras-chave em português: Afoxés fortalezenses;Carnavais atlânticos;Hibridismo;Afro-paisagem
Palavras-chave em inglês: Afoxé groups;Atlantic carnivals;Hybridism;Afro-landscape
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Lidia Marques da. Afro-paisagens e hibridização cultural: dos carnavais atlânticos aos afoxés de Fortaleza/CE. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente estudo corresponde à caracterização do afoxé fortalezense, como um agrupamento de tradição africana e carnavalesca, responsável pela manifestação celebrativa dos terreiros de candomblé e umbanda no espaço público. Usamos as forças vetoriais propostas por Oliveira (2012) para compreender como estas atuam nas visibilidades e invisibilidades da manifestação. Considerando o hibridismo e as singularidades desta expressividade e sua ligação constituinte com as matrizes da chamada África Atlântica, identificaremos os elementos ritualísticos e imagéticos presentes nos carnavais atlânticos africanos e no Afoxé atlântico do nordeste brasileiro, com o intuito de compreender como ocorreram as reverberações destes elementos em culturas que possuem pontos de encontro e desencontro em suas fusões culturais. Neste sentido, o objetivo do trabalho é compreender as afro-paisagens dos afoxés fortalezenses, considerando as forças vetoriais e as conexões ancestrais e hibridizadas com as festas carnavalescas da África Atlântica e dos afoxés nordestinos, para fornecer referencial documental e subsídios acadêmicos que contribuam na disseminação informacional sobre a existência da manifestação na cidade e suas conexões Atlânticas. Para alcançarmos os objetivos propostos, usamos diversos instrumentos metodológicos. (1) A pesquisa bibliográfica, através da análise de textos acadêmicos, jornais eletrônicos e sites em geral de notícias. (2) O uso das redes sociais, como Instagram, Twitter e WhatsApp, para comunicação e acompanhamento dos desfiles analisados. (3) Entrevistas qualitativas com organizadores dos grupos na cidade. O afoxé é, portanto, uma expressividade que nasce de hibridizações culturais, que possui elementos representativos de uma africanidade atlântica-fortalezense, e apresenta-se neste trabalho como um caminho para compreender estas facetas em escala local. No outro lado do Atlântico, também temos carnavais que demonstram como os países africanos são espaços de reinvenções culturais e não somente ponto de origem para explicação de tradições performáticas da diáspora.
Abstract: The present study corresponds to the characterization of the Fortaleza Afoxé, as a grouping of African and carnival traditions responsible for the celebratory manifestation of Candomblé and Umbanda temples in public spaces. We used the vectorial forces proposed by Oliveira (2012) to understand how they operate in the visibility and invisibility of the manifestation. Considering the hybridism and singularities of this expressiveness and its constituent connection with the matrices of the so-called Atlantic Africa, we will identify the ritualistic and imagistic elements present in African Atlantic carnivals and in the Atlantic Afoxé of northeastern Brazil, with the aim of understanding how the reverberations of these elements occurred in cultures that have points of convergence and divergence in their cultural fusions. In this sense, the objective of the work is to understand the Afro-landscapes of the Fortaleza Afoxé, taking into account the vectorial forces and the ancestral and hybridized connections with the carnival festivities of Atlantic Africa and the northeastern Afoxé groups, in order to provide documentary references and academic support that contribute to the dissemination of information about the existence of the manifestation in the city and its Atlantic connections. To achieve the proposed objectives, we used various methodological instruments: (1) Bibliographic research, through the analysis of academic texts, electronic newspapers, and general news websites. (2) The use of social media, such as Instagram, Twitter, and WhatsApp, for communication and monitoring of the analyzed parades. (3) Qualitative interviews with organizers of the groups in the city. The Afoxé is, therefore, an expressiveness born from cultural hybridizations, which has representative elements of an Atlantic-Fortaleza African identity, and is presented in this work as a path to understand these facets on a local scale. On the other side of the Atlantic, we also have carnivals that demonstrate how African countries are spaces for cultural reinventions and not just points of origin to explain performative traditions of the diaspora.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75565
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3175805502380490
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-8025-2045
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6672867433887720
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Dissertações defendidas na UFC

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