Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, José Arimatea Barros-
dc.contributor.authorPessoa, Francisco Eder de Sousa-
dc.date.accessioned2023-12-27T19:31:10Z-
dc.date.available2023-12-27T19:31:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPESSOA, Francisco Eder de Sousa. Educação contextualizada para a convivência com o Semiárido em Ipaporanga-CE. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75548-
dc.description.abstractThis academic work analyzes how the Context Education for the semi-arid living experience is becoming an education policy in the Ipaporanga municipality, in the Ceará State, taking into consideration the context education practices strengthening between 2013 and 2021, taking as references the discussions about this educational proposal. It seeks to make a reflection about the implementation process of this proposal in the Ipaporanga municipality as of a macro vision, taking into account the historical process in the Brazilian semiarid. The education given to the semiarid people, guided by the traditional practices, became an instrument of reproduction of the negative collective opinion about the semiarid, as a miserable place, disregarding its potentials and peoples knowledge. From the 80's, a movement started, contesting the at the time education given to the semiarid people. That way, appears the discussion and defense of a context education to the semiarid living, turning into an important ally of the developing the perspective of the semiarid living, instead of drought combat. In this research, It was used the qualitative research as the investigation method, considering it adequate for educational researches, as it seeks the understanding of a particular phenomenon, whether It is social or educational or even the reality transformation. That way, it were made semi-structural interviews with school managers, teachers, teachers-trainers, representatives of the Brazilian Semiarid Education Network (RESAB), Crateús Diocesan Caritas and Pastoral Agent from the Ipaporanga Parish. These subjects are directly engaged in the implementation of this policy in the semiarid region, more specifically, in the Ipaporanga municipality. Freire's pedagogy and its contributions from the Popular Education, as well the perspective of the "thick description" from the Clifford Geertz anthropology and the complex thought from Edgard Morin are part of the theoretical background used on this research. The results show that the understanding about the context education for the semiarid living is still something restricted to the School space and a severe deepening in the pedagogical extent, lacking a more punctual recovery over the others extents of this educational proposal, specially the political extent, considering it as the reality transforming aspect. The analysis points out the need of a full application of the Municipal Law n° 353, from 2015, which is about the context education directives and field education in Ipaporanga. It is still necessary the development of the proposed curricular policy of the municipality, an important and necessary document to the affirmation of this proposal as a public educational policy. In the end, It is possible to state that the contextual teaching methodology, active in the education context proposal, efficiently contributed to improve the Ipaporanga municipality teachers' pedagogical practicespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação contextualizada para a convivência com o Semiárido em Ipaporanga-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho acadêmico analisa como a experiência da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido tem se constituído em política de educação no Município de Ipaporanga-Ce, tendo em vista o fortalecimento das práticas pedagógicas contextualizadas entre os anos de 2013 a 2021, tomando como referência as discussões acerca dessa proposta de educação. Procura-se fazer uma reflexão sobre o processo de implementação dessa proposta no município de Ipaporanga a partir de uma visão macro, considerando o processo histórico dessa construção no semiárido brasileiro. A educação ofertada aos povos do semiárido, pautada em práticas tradicionais, tornou-se um instrumento de reprodução do pensamento coletivo negativo referente ao semiárido, como lugar de miséria, desconsiderando suas potencialidades e os saberes de seu povo. A partir dos anos de 1980, iniciou-se um movimento de contestação da educação ora disponível às pessoas do semiárido. Surge, dessa forma, a discussão e a defesa de uma educação contextualizada para a convivência com o semiárido, tornando-se um importante aliado na construção da perspectiva da convivência com o semiárido ao invés do combate à seca. Quanto à metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa como forma de investigação, considerando-a como adequada para as pesquisas em educação, pois busca a compreensão de determinado fenômeno, seja social ou educacional, ou ainda a transformação da realidade. Nesse sentido foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores escolares, professores, professorformador, representante da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro – RESAB, Cáritas Diocesana de Crateús e Agente de Pastoral da Paróquia de Ipaporanga. Esses sujeitos estão envolvidos diretamente na implementação dessa política na região do semiárido e, especificamente, no munícipio de Ipaporanga. A pedagogia de Freire e suas contribuições a partir da Educação Popular, bem como a perspectiva da ―descrição densa‖ da antropologia de Clifford Geertz e do pensamento complexo de Edgar Morin fazem parte do referencial teórico adotado nesta pesquisa. Os resultados mostram que a compreensão acerca da educação contextualizada para a convivência com o semiárido ainda se apresenta como algo restrito ao espaço escolar e um aprofundamento acentuado na dimensão pedagógica, carecendo uma retomada mais pontual sobre as outras dimensões dessa proposta de educação, em especial a dimensão política, considerando-a como o caráter transformador da realidade. A análise aponta para a necessidade de uma aplicação na íntegra da Lei Municipal nº 353/2015, que dispõe sobre as diretrizes da educação contextualizada e educação do campo em Ipaporanga. Ainda se faz necessário a construção da proposta política curricular do município, documento importante e necessário para a afirmação dessa proposta como política pública de educação. Ao final é possível afirmar que a metodologia da contextualização do ensino, presente na proposta da contextualização da educação, contribuiu de forma eficiente para a melhoria das práticas pedagógicas dos professores do município de Ipaporanga-CE.pt_BR
dc.subject.ptbrSemiáridopt_BR
dc.subject.ptbrEducação contextualizadapt_BR
dc.subject.ptbrPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.enSemiaridpt_BR
dc.subject.enContext educationpt_BR
dc.subject.enPedagogical practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3428513055764016pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8455253726902963pt_BR
local.date.available2023-12-27-
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_fespessoa.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.