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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75500
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A utilização da gamificação como ferramenta motivadora no ensino de manutenção de software |
Autor(es): | Oliveira, Israely Lima de |
Palavras-chave em português: | Gamificação;Metodologia Ativas de Ensino;Manutenção de Software;IMI;IMMS |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | A Manutenção de Software propõe a realização de modificações em um produto de software, desde a correção de eventuais erros a melhora nos atributos. Durante o ciclo de vida do projeto de software, a implementação da manutenção surge como uma etapa importante, porém essa fase gera dúvidas em especialistas. Visando construir profissionais capacitadas, docentes do ensino superior adotam metodologias de ensino ativas e adaptáveis para área da tecnologia. Com este pensamento, este estudo apresenta etapas para o planejamento e implementação de um sistema gamificado, que utiliza de procedimentos de jogos em uma estratégia educativa para o incentivo do estudo de Manutenção de Software. Durante o estudo foram analisados os artefatos gerados por alunos para a identificação dos principais problemas enfrentados na criação da documentação e as principais avaliações dos estudantes em relação ao sistema gamificado, na qual foi utilizado o questionário IMI e IMMS. A amostra foi composta por alunos do curso de Engenharia de Software e Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. Por intermédio da análise observou-se que os dados apresentam um índice de 72% dos alunos detiveram interesse nas atividades durante a gamificação. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75500 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Artigos Científicos |
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