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dc.contributor.advisorCabral, Augusto Cézar de Aquino-
dc.contributor.authorGomes, Nilton Otávio de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-12-22T16:49:38Z-
dc.date.available2023-12-22T16:49:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGOMES, Nilton Otavio de Oliveira. A gamificação corporativa e o engajamento dos colaboradores: um estudo de caso em uma empresa do varejo farmacêutico. 100 f. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75491-
dc.description.abstractGamification refers to the use of game mechanics to influence behavior and emotions in traditionally non-game contexts. It can be defined as a post-positivist social scientific subdiscipline of game science that explores various design techniques to add game elements to existing real-world processes. Aligned with this perspective, this research aims to investigate the relationships between work engagement and organizational efficiency in the context of a large company operating in the pharmacy segment. This is an exploratory-descriptive, documentary, experimental, and field study, conducted at the Shared Services Center of the company in focus, with an approach based on the Design Science Research - DSR method. To analyze the relationship between gamification and work engagement, questionnaires based on the Utrecht Work Engagement Scale (UWES-9 - Brazilian version) were applied. To analyze the relationship between gamification and organizational efficiency, documentary and content analyses were performed, as well as descriptive statistical techniques, with the support of MS Excel and Atlas TI software. The results in the quantitative and qualitative approaches indicate that there is a relationship between gamification and work engagement, considering the increase in work engagement rates, as well as the existence of a relationship between gamification and organizational efficiency, noting the achievement of business goals and the improvement of the indicators analyzed in this research, moreover, the reports of the employees themselves corroborate this relationship. Finally, it can be concluded that gamification, when applied according to methodological rigor, can generate positive impacts for employees and the organization. In the theoretical field, this study contributes to the organization of knowledge on gamification and its relationship with the variables work engagement and organizational efficiency. In the empirical field, this study offers concrete results on how the application of gamification through Werbach and Hunter's 6D Framework generates positive results in a pharmaceutical retailerpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA gamificação corporativa e o engajamento dos colaboradores: um estudo de caso em uma empresa do varejo farmacêuticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA gamificação refere-se ao uso da mecânica de jogos para influenciar comportamentos e emoções em contextos tradicionalmente não relacionados ao jogo. Pode ser definida como uma subdisciplina científica social pós-positivista da ciência dos jogos que explora as várias técnicas de design para adicionar elementos de jogo a processos existentes do mundo real. Alinhada a esta perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre o engajamento no trabalho e a eficiência organizacional no contexto de uma empresa de grande porte, com atuação no segmento de farmácias. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, documental, experimental e de campo, conduzida no Centro de Serviços Compartilhados da empresa em foco, com uma abordagem baseada no método Design Science Research – DSR. Para analisar a relação entre gamificação e engamento no trabalho, foram aplicados questionários baseados na Utrecht Work Engagement Scale (UWES-9 – versão brasileira). Para analisar a relação entre gamificação e eficiência organizacional, foram realizadas análises documental e de conteúdo, como também, técnicas de estatística descritiva, com com o suporte dos softwares MS Excel e Atlas TI. Os resultados nas abordagens quantitativas e qualitativas indicam que existe relação entre a gamificação eo engajamento no trabalho, considerando o aumento dos índices de engajamento no trabalho, bem como, a existência de relação entre a gamificação e a eficiência organizacional, observando-se o alcance dos objetivos do negócios e a melhoria dos indicadores analisados nesta pesquisa, de mais a mais, os relatos dos próprios colaboradores corroboram com essa relação. Por fim, conclui-se que a gamification quando aplicada seguindo o rigor metodológico pode gerar impactos positivos para os colaboradores e para a organização. No campo teórico, este estudo contribui com a organização do conhecimento sobre gamificação e sua relação com as variáveis engajamento no trabalho e eficiência organizacional e, no campo empírico, o presente estudo oferece resultados concretos de como a aplicação da gamificação por meio do Framework 6D de Werbach e Hunter gera resultados positivos em uma empresa do verejo farmacéutico.pt_BR
dc.subject.ptbrGamificaçãopt_BR
dc.subject.ptbrEngajamento no Trabalhopt_BR
dc.subject.ptbrEficiência organizacionalpt_BR
dc.subject.ptbrDesign Science Research – DSRpt_BR
local.date.available2023-12-22-
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