Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Edivani Silva-
dc.contributor.authorRocha, Carlos Daniel Neris-
dc.date.accessioned2023-12-21T18:09:11Z-
dc.date.available2023-12-21T18:09:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationROCHA, Carlos Daniel Neris. Um relato autobiográfico sobre a formação e as vivências no curso de Geografia. 2023. 44 f. TCC (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75459-
dc.description.abstractThis Memorial brings accounts of my student experiences, from basic education to higher education and my first steps into teaching. In this work I talk about different experiences I had throughout the Geography course, academic or not. The reason for choosing a memorial goes beyond telling the story as it actually happened, but bringing meaning to experiences through writing. Revisiting experiences and giving them meaning and new meanings is the purpose of this memorial work. Tell me about how I started my teaching career, what were the influences external to the academic environment that contributed to the decision to enroll in the Geography degree course. Understand how each internship contributed to my teaching training and how my teaching identity was being constructed. The justification for the work is to understand how the academic trajectory and other paths experienced during the undergraduate period corroborate the teaching training of an undergraduate student. The work methodology consists of analyzing and interpreting the events during teacher training that bring meaning to being a teacher. The time frame goes from 2019 to 2023, with analysis of subjects, authors, extracurricular experiences, events, academic scholarships and supervised internships. Authors such as Lopes (1997), Neves (2010), Sato (2007) and Silva (2010) are some authors cited in this work who help us understand the importance of autobiographical research and how the meanings of experiences are constructed when carrying out this type of research. of research. Pimenta (2006), Lima (2012), Straforini (2004), among others, bring meaning to the practice of internships experienced in schools, which are also the focus of this work. The following work is structured according to student experiences, ranging from basic education to higher education, also covering extracurricular projects, academic scholarships, experiences at events and supervised internships. My academic trajectory was important for the teacher I became because the experiences brought evolution and learning so that I became a critical teacher who seeks to have this approach in the classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm relato autobiográfico sobre a formação e as vivências no curso de Geografiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente Memorial traz relatos das minhas experiências estudantis, desde o ensino básico ao ensino superior e os meus primeiros passos no magistério. Neste trabalho narro sobre diversas vivências que tive ao longo do curso de Geografia, acadêmicas ou não. O motivo de escolher um memorial vai além de contar a história como de fato aconteceu, mas trazer significado para as vivências através da escrita. Revisitar vivências e atribuir-lhes significados e ressignificados é o propósito deste trabalho memorial. Contar sobre como iniciei minha trajetória docente, quais foram as influências externas ao ambiente acadêmico que contribuíram com a decisão de ingressar no curso de licenciatura em Geografia. Compreender como cada estágio contribuiu para a minha formação docente e como minha identidade docente foi sendo construída. A justificativa do trabalho é entender como a trajetória acadêmica e os demais caminhos vivenciados durante o período da graduação corroboram com a formação da docência de um estudante de licenciatura. A metodologia do trabalho consiste em analisar e interpretar os acontecimentos durante a formação docente que trazem significado ao ser professor. O recorte temporal vai de 2019 a 2023, com análise de disciplinas, autores, experiências extracurriculares, eventos, bolsa acadêmica e os estágios supervisionados. Autores como Lopes (1997), Neves (2010), Sato (2007) e Silva (2010) são alguns autores citados neste trabalho que nos ajudam a compreender a importância da pesquisa autobiográfica e de como os significados das vivências são construídos ao realizar esse tipo de pesquisa. Pimenta (2006), Lima (2012), Straforini (2004), entre outros, trazem significado para a prática dos estágios vivenciados nas escolas, que também são o foco deste trabalho. O seguinte trabalho está estruturado de acordo com as vivências estudantis, que vão desde a educação básica ao ensino superior, também abordando projetos extracurriculares, bolsa acadêmica, vivências em eventos e os estágios supervisionado. A minha trajtória acadêmica foi importante para o doscente que me tornei pois a experiências trouxeram evolução e aprendizagem para que me tornasse um professor crítico que busca ter essa abordagem em sala de aula.pt_BR
dc.subject.ptbrPesquisa autobiográficapt_BR
dc.subject.ptbrFormação docentept_BR
dc.subject.ptbrEstágio supervisionadopt_BR
dc.subject.enAutobiographical researchpt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
dc.subject.enSupervised internshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7013-9698pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9556604470491978pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6104723368550136pt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_cdnrocha.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.