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dc.contributor.advisorSilva, Samiria Maria Oliveira da-
dc.contributor.authorAzevedo, Larissa Alves Dias-
dc.date.accessioned2023-12-21T10:56:28Z-
dc.date.available2023-12-21T10:56:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Larissa Alves Dias. Análise do comportamento e percepções do consumidor de água utilizando técnicas de aprendizagem de máquina. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75436-
dc.description.abstractThe main factors influencing the increase in water consumption today are population growth and changes in consumption patterns, as a result of economic development. Thus, the present study sought to predict the behavior of water users with the aid of machine learning. The data were collected through an online form, answered by students and professors of civil engineering course at the Federal University of Ceará, in Fortaleza. The analysis process took place in two stages: first, an exploratory analysis of the responses obtained was carried out and a level of consciousness was created with three possible classifications; and then the data were used to develop four classification-type decision tree (AD) models to predict the correlation between respondents' attitudes. The results showed that, despite the study population being in contact with the university environment and with easy access to information, only 19% of the total users were classified as high level, while the most were classified as having a medium level of awareness of consumption. The AD analysis reveals that the most significant variables in determining the level of consciousness were: frequency in the use of gray water for non-potable purposes; bath duration less than five minutes; watering the plants carried out in the early morning or early evening; and rainwater harvesting. The models showed accuracy above 70%, proving to be effective in describing and predicting the users' level of consciousness. In this way, the investigation of user behavior should be explored, to outline goals and solutions to reverse the current scenario of water insecurity. Therefore, the change must come, mainly, from the academic public, promoters of science and examples for the general society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do comportamento e percepções do consumidor de água utilizando técnicas de aprendizagem de máquinapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs principais fatores que influenciam o aumento do consumo de água, atualmente, são o crescimento populacional e as mudanças nos padrões de consumo, em decorrência do desenvolvimento econômico. Dessa forma, o presente estudo buscou prever o comportamento dos usuários de água com auxílio de aprendizado de máquina. Os dados foram coletados por meio de um formulário online, respondidos por discentes e docentes do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Já o processo de análise ocorreu em duas etapas: primeiramente, foi realizada uma análise exploratória das respostas obtidas e a criação de um nível de consciência com três possíveis classificações; e, em seguida, os dados foram utilizados para o desenvolvimento de quatro modelos de árvores de decisão (AD) do tipo classificação, para prever a correlação entre as atitudes dos entrevistados. Os resultados apontaram que, apesar da população do estudo estar em contato com o ambiente universitário e com facilidade no acesso à informação, apenas 19% do total dos usuários foram classificados como nível alto, enquanto a maior parte foi classificada com médio nível de consciência de consumo. A análise da AD apontou que as variáveis mais significativas na determinação do nível de consciência foram: frequência na utilização de águas cinzas para fins não potáveis; duração de banho inferior a cinco minutos; rega das plantas realizada no início da manhã ou no começo da noite; e captação de águas pluviais. Os modelos apresentaram acurácia acima de 70%, mostrando-se eficaz para descrever e prever o nível de consciência dos usuários. Dessa forma, a investigação do comportamento do usuário deve ser explorada, para traçar metas e soluções para reverter o cenário atual de insegurança hídrica. Logo, a mudança deve partir, principalmente, do público acadêmico, fomentadores da ciência e exemplos para a sociedade geral.pt_BR
dc.title.enAnalysis of water consumer behavior and perceptions using machine learning techniquespt_BR
dc.subject.ptbrSegurança hídricapt_BR
dc.subject.ptbrConsumo de águapt_BR
dc.subject.ptbrAnálise comportamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
local.date.available2022-02-11-
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