Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75425
Tipo: TCC
Título: Discentes de Educação Física têm conhecimentos a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
Título em inglês: Physical Education students have knowledge about Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)?
Autor(es): Moraes, Lyvia Rafhaela Uchoa
Araújo, Maria Mikaely Sampaio
Orientador: Simim, Mário Antônio de Moura
Palavras-chave em português: TDAH; Educação Física; Discentes; Conhecimento
Palavras-chave em inglês: ADHD; Physical Education; Students; Knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Data do documento: 2023
Citação: MORAES, Lyvia Rafhaela Uchoa; ARAÚJO, Maria Mikaely Sampaio. Discentes de Educação Física têm conhecimentos a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Investigamos os conhecimentos dos discentes em Educação Física sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), verificando os níveis de conhecimento que eles possuem. Participaram do estudo 41 estudantes (idade = 22±3 anos; masculino: n = 22; 54%, feminino: n = 19; 46 %) matriculados no curso de Educação Física ( bacharelado: n = 30; 73%, licenciatura: n = 11, 27%). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário (questões abertas e fechadas), inserido em plataforma online (Google Formulários). Nossos principais resultados indicam que os discentes possuem conhecimento superficial sobre o TDAH. As maiores dificuldades dos discentes sobre o TDAH estão ligadas à formação, tendo em vista que as disciplinas abordam o tema de maneira superficial e a maior fonte de informações dos discentes sobre o TDAH provém da internet, assim, eles apresentam dificuldades para conceituar o TDAH e se sentem despreparados em ensinar alunos com o transtorno. Os participantes citam que é necessário incluir esses alunos nas aulas de educação física, propor práticas pedagógicas, mas, para propor essa inclusão é preciso ter conhecimento sobre o TDAH. Nesse cenário, concluímos que os discentes em Educação Física não possuem conhecimentos aprofundados sobre o TDAH e que não se sentem aptos para trabalhar com alunos com TDAH, visto que a formação dos discentes é insuficiente para prepará-los para intervir com o público com TDAH no ambiente escolar.
Abstract: We investigated Physical Education students' knowledge of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), checking their levels of knowledge. Forty-one students took part in the study (age = 22±3 years; male: n = 22; 54%, female: n = 19; 46%) enrolled in the Physical Education course (bachelor's degree: n = 30; 73%, licentiate degree: n = 11, 27%). A questionnaire (open and closed questions) was used as the data collection tool, inserted into an online platform (Google Forms). Our main results indicate that students have superficial knowledge of ADHD. The students' greatest difficulties with ADHD are linked to their training, since the subjects cover the subject in a superficial way and the students' main source of information on ADHD comes from the internet, so they have difficulties conceptualizing ADHD and feel unprepared to teach students with the disorder. The participants mention that it is necessary to include these students in physical education classes, to propose pedagogical practices, but in order to propose this inclusion, it is necessary to have knowledge about ADHD. In this scenario, we conclude that Physical Education students do not have in-depth knowledge about ADHD and that they do not feel able to work with students with ADHD, since their training is insufficient to prepare them to intervene with the public with ADHD in the school environment.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75425
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6460774290355781
http://lattes.cnpq.br/5645038907422245
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2506744061310311
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lrumoraes.pdf422,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.