Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75424
Tipo: | TCC |
Título: | Panorama das estratégias pedagógicas presentes nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Ceará |
Título em inglês: | Overview of pedagogical strategies present in the work completion of course of the degree in biological sciences of Federal University of Ceara |
Autor(es): | Nascimento, Maria Gabriela Bandeira do |
Orientador: | Mota, Erika Freitas |
Palavras-chave em português: | Modalidades pedagógicas;Ensino;Teorias educacionais;Abordagens pedagógicas |
Palavras-chave em inglês: | Pedagogical approaches;Teaching;Educational theories;Pedagogical strategies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | NASCIMENTO, Maria Gabriela Bandeira do. Panorama das estratégias pedagógicas presentes nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Ceará. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um panorama das principais estratégias e abordagens pedagógicas utilizadas pelos estudantes de Licenciatura do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Este foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de análise de conteúdo dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos anos de 2012 a 2023.1. Foram encontrados 215 trabalhos depositados no Repositório Institucional da UFC, desses, 73 foram categorizados de acordo com as intervenções pedagógicas experienciadas pelos licenciados. Por meio desse estudo, puderam ser observadas as principais práticas educacionais dos professores recém formados das áreas de Ciências Biológicas da UFC e a partir dos resultados se percebe que procuram fugir do ensino tradicional para evitar o desinteresse dos alunos no aprendizado de Ciências e Biologia, buscando trazer para o cotidiano do ambiente escolar, principalmente por meio da Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas de aprendizagem e o uso de recursos lúdicos, artísticos e tecnológicos para o apoio das aulas, objetivando dessa forma tornar os alunos protagonistas durante o processo de aprendizagem, incentivando a autonomia, o trabalho cooperativo e o desenvolvimento de criticidade dos seus alunos. |
Abstract: | The present work provides an overview of the main strategies and pedagogical approaches used by undergraduate students in the Biological Sciences program at the Federal University of Ceará (UFC). This was conducted through a bibliographic research and content analysis of the Final Course Papers from the years 2012 to 2023.1. A total of 215 papers were found in the UFC Institutional Repository, of which 73 were categorized based on the pedagogical interventions experienced by the graduates. Through this study, the primary educational practices of newly graduated teachers in the Biological Sciences field at UFC were observed. The results indicate that they seek to move away from traditional teaching methods to avoid students' disinterest in learning Sciences and Biology. They aim to integrate meaningful learning, active learning methodologies, and the use of playful, artistic, and technological resources in the school environment. The goal is to make students protagonists in the learning process, fostering autonomy, cooperative work, and the development of critical thinking skills. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75424 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6314769188793563 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5964165127429630 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_mgbnascimento.pdf | 508,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.