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Tipo: TCC
Título: Cuidando de quem ensina: relato de experiência em um projeto de atenção e promoção à saúde mental de docentes da rede pública
Título em inglês: Taking care of those who teach: report of experience in a project to care and promote the mental health of teachers in the public network
Autor(es): Batista, Pauliane Valeska Chagas
Orientador: Vasconcelos, Silvânia Maria Mendes
Coorientador: Forte, Ana Rízzia Cunha Cordeiro
Palavras-chave em português: Saúde mental;Docentes;Esgotamento psicológico
Palavras-chave em inglês: Mental Health;Faculty;Burnout;Psychological
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Data do documento: 2023
Citação: BATISTA, Pauliane Valeska Chagas. Cuidando de quem ensina: relato de experiência em um projeto de atenção e promoção à saúde mental de docentes da rede pública. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Há cerca de quatro décadas, o estresse no âmbito profissional docente foi mencionado pela primeira vez na literatura, descrevendo o fenômeno como um aspecto emocional não positivo, decorrente de certas experiências em atividades atreladas ao cotidiano da profissão, podendo causar e somar à vida desses profissionais sentimentos como malestar, tristeza, raiva, tensão física e psicológica. Desse modo, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência, tendo como perspectiva metodológica a análise qualitativa, abrangendo assim, descrições e reflexões referentes às experiências vividas durante o decorrer das ações promovidas pelo projeto de extensão intitulado “Cuidando de quem ensina: Saúde Mental para professores da rede pública de ensino do estado do Ceará”. Ademais, esse relato objetivou detalhar resultados referentes as ações de treinamentos e palestras promovidas pelo projeto, como também evidenciar dados importantes encontrados em artigos e publicações diversas com foco na saúde mental de professores e em doenças e síndromes adjacentes a carreira de docente, como por exemplo, a síndrome de Burnout, constantemente encontrada em profissionais que atuam no campo da educação. Sendo assim, o relato referente ao projeto de extensão é de suma importância social e profissional principalmente, pois, evidencia a necessidade da atenção à classe docente diante a luta pela visibilidade da profissão e pela garantia de direitos básicos para o desempenho saudável de uma vida pessoal e de um trabalho em sociedade. Visto isso, o trabalho refletiu a importância dessa classe profissional ao possibilitar também dados referentes a levantamentos de fatores que podem defasar o sistema de educação, diante da possibilidade de um adoecimento mental em massa por esses profissionais docentes, assim como viabiliza a reflexão acerca da possibilidade de um acometimento no processo de ensino-aprendizagem e na interrelação professor e aluno, o que pode posteriormente acarretar em uma evasão profissional massiva.
Abstract: About four decades ago, stress in the teaching profession was mentioned for the first time in the literature, describing the phenomenon as a non-positive emotional aspect, resulting from certain experiences in activities linked to the daily life of the profession, which can cause and add to the lives of these professionals feelings such as malaise, sadness, anger, physical and psychological tension. In this way, this work is an experience report, using qualitative analysis as its methodological perspective, thus covering descriptions and reflections on the experiences lived during the course of the actions promoted by the extension project entitled “Caring for those who teach: Mental Health for public school teachers in the state of Ceará”. In addition, this report aimed to detail the results of the training and lectures promoted by the project, as well as to highlight important data found in articles and various publications focusing on the mental health of teachers and on diseases and syndromes adjacent to the teaching career, such as Burnout syndrome, which are constantly found in professionals working in the field of education. Thus, the report on the extension project is of the utmost social and professional importance, especially as it highlights the need to pay attention to the teaching profession in the fight for the visibility of the profession and the guarantee of basic rights for the healthy performance of a personal life and work in society. In view of this, the work reflected the importance of this professional class by also providing data on factors that could undermine the education system, given the possibility of mass mental illness among these teaching professionals, as well as enabling reflection on the possibility of an impairment in the teaching-learning process and in the teacher-student interrelationship, which could subsequently lead to massive professional evasion.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75399
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1482076881202052
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8264268060930879
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/5155166393911812
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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