Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampos, Marcos Antonio Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Agatha Christine-
dc.contributor.authorOliveira, Paula Nayane Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-12-20T13:22:10Z-
dc.date.available2023-12-20T13:22:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Agatha Christine da; OLIVEIRA, Paula Nayane Rodrigues de. Mapeando a dança nas escolas: conteúdo x instrumentalização. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75398-
dc.description.abstractThe present research aims to map the integration of dance in three schools in Fortaleza (municipal, state, and private), whether within or outside Physical Education classes, observing its application as content or as an instrument. The methodology was structured as a field research with a qualitative analytical-descriptive approach. The instrument used in the research was a semi-structured interview directed at Physical Education teachers in the mentioned schools. Six teachers participated in the data collection, including two from the state network, three from the private network, and one from the municipal network. The analysis of data from the interviews was conducted based on content analysis. As a result, it was found that dance is present at certain moments in Physical Education classes; however, in most cases, it is incorporated in a superficial, decontextualized, or only theoretical manner, with practical application being rarely explored. On the other hand, dance is always present in school festivities and events, which in some cases are the only contact students have with this content.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMapeando a dança nas escolas: conteúdo x instrumentalizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorMagalhães, Patrick Anderson Martins-
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como objetivo mapear a inserção da dança em três escolas de Fortaleza (rede municipal, estadual e privada), dentro ou fora das aulas de Educação Física, observando sua aplicação como conteúdo ou como instrumento. A metodologia foi estruturada como uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa de caráter analítico-descritivo. O instrumento utilizado na pesquisa foi a entrevista semiestruturada direcionada a professores de Educação Física das escolas mencionadas. Participaram da coleta seis professoras, sendo duas da rede estadual, três da rede privada e uma da rede municipal. A análise dos dados provenientes das entrevistas foi efetuada com base na análise de conteúdo. Como resultado, obteve-se que a dança está presente em alguns momentos nas aulas de Educação Física, porém na maioria dos casos é incorporada de maneira superficial, descontextualizada ou apenas de forma teórica, a prática dificilmente é explorada. Por outro lado, a dança sempre está presente nas festividades e eventos das escolas, que em alguns casos são o único contato dos alunos com esse conteúdo.pt_BR
dc.subject.ptbrDançapt_BR
dc.subject.ptbrInstrumentos musicaispt_BR
dc.subject.ptbrEscolaspt_BR
dc.subject.ptbrAtividades físicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1914013451061620pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0035698578768000pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3119886937214448pt_BR
local.date.available2023-12-20-
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_acsilva.pdf392,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.