Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75379
Tipo: TCC
Título: Quais os conhecimentos que treinadores de ginástica têm para intervir com pessoas com deficiência físico-motora?
Título em inglês: Which knowledge do gymnastics coaches have to intervene with individuals with physical-motor disabilities?
Autor(es): Ramos, Ivna Liana Lima
Orientador: Simim, Mário Antônio de Moura
Palavras-chave em português: Treinadores;Ginástica;Deficiência físico-motora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Data do documento: 2023
Citação: RAMOS, Ivna Liana Lima. Quais os conhecimentos que treinadores de ginástica têm para intervir com pessoas com deficiência físico-motora? 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Nosso objetivo foi identificar quais conhecimentos que treinadores de ginástica têm para intervir com pessoas com deficiência físico motora (DFM). Participaram seis treinadores de ginástica rítmica e artística, que responderam a um questionário eletrônico com questões relacionadas a condições de deficiência, adaptações e metodologias de ensino. A maioria dos participantes (n = 5; 83%) auto-avaliou-se como pouco preparado para intervir com pessoas com DFM. Além disso, os principais desafios dos treinadores são o conhecimento específico sobre a deficiência, a individualização e adaptação do ensino. As adaptações e estratégias sugeridas pelo grupo de participantes com experiência (n = 2; 33,3%) com praticantes de ginástica com DFM foram superficiais, mas ainda foram mais aplicáveis que as sugeridas pela maioria dos participantes sem essa experiência (n = 3; 50%). Concluímos que treinadores e professores de ginástica têm conhecimentos insuficientes para intervir com pessoas com DFM, principalmente em relação às questões específicas sobre deficiência e a elaboração de adaptações.
Abstract: Our aim was to identify what knowledge gymnastics coaches have in order to intervene with people with physical-motor disabilities (PMD). Six rhythmic and artistic gymnastics coaches answered an electronic questionnaire with questions related to disability conditions, adaptations and teaching methodologies. The majority of the participants (n = 5; 83%) rated themselves as poorly prepared to intervene with people with PMD. In addition, the coaches' main challenges are related to specific knowledge about the disability, individualization and adaptation of teaching. The adaptations and strategies suggested by the group of participants with experience with gymnasts with PMD (n = 2; 33,3%) were superficial, but were still more applicable than those suggested by the majority of participants without this experience (n = 3; 50%). We conclude that gymnastics coaches have insufficient knowledge to intervene with people with PMD, especially in relation to specific disability knowledge and the development of adaptations.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75379
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-4659-8357
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2506744061310311
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_illramos.pdf403,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.