Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Gabriela Belmont de-
dc.contributor.authorAlencar, Kévilla Samara Aureliano-
dc.date.accessioned2023-12-18T18:38:06Z-
dc.date.available2023-12-18T18:38:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALENCAR, Kévilla Samara Aureliano. O uso da mídia social instagram como serviço de referência e informação: estudo de caso do perfil do Sistema de Bibliotecas da UFC. 2023. 51 f. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75347-
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the profile of the UFC library system is used as a reference and information service for the community of users of its libraries. The following specific objectives were outlined: to identify what are reference and information products and services; review profile posts during the first two years of the Covid-19 pandemic and rank the content of posts; look at the relationship between profile posts and the period of the Covid-19 pandemic. As for the methodology, the research presents an approach, the qualitative and descriptive character. Data collection took place through the search and classification of posts, the data collection technique chosen was observation. The results of the research showed that the Library uses its Instagram profile as a reference and information service, providing information on varied and current topics; Guidelines; Tips; dates and hours of operation of the library; services and products it offers and among others, in addition, the library still answers questions in the comments of the posts, demonstrating the valuable potential of interaction they have with their users through this social media. It was also pointed out the relationship between the contents of the posts and the pandemic context in which they were published, demonstrating that many of the posts were made due to the measures to combat Covid-19 in the library, exposing that the profile, during this period, was a direct bridge of contact between the University Library and its users.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleO uso da mídia social instagram como serviço de referência e informação: estudo de caso do perfil do Sistema de Bibliotecas da UFCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo analisar como o perfil do sistema de bibliotecas da UFC é utilizado como serviço de referência e informação para a comunidade de usuários das suas bibliotecas. Foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar o que são produtos e serviços de referência e informação; analisar as postagens do perfil durante os primeiros dois anos da pandemia de Covid-19 e classificar o conteúdo das publicações; observar a relação entre as postagens do perfil e o período da pandemia de Covid-19. Quanto à metodologia, a pesquisa apresenta abordagem, a qualitativa e caráter descritivo. A coleta de dados se deu através da busca e classificação de postagens, a técnica de coleta de dados escolhida foi a observação. Os resultados da pesquisa demonstraram que, a Biblioteca utiliza seu perfil no Instagram como serviço de referência e informação, disponibilizando informações sobre temas variados e atuais; orientações; dicas; datas e horários de funcionamento da biblioteca; serviços e produtos que ela oferece e entre outras, além disso, a biblioteca ainda responde dúvidas nos comentários das postagens, demonstrando o valioso potencial de interação que possuem com seus usuários através desta mídia social. Também foi pontuado a relação existente entre os conteúdos das postagens e o contexto pandêmico em que foram publicadas, demonstrando que muitas das postagens foram realizadas devido às medidas de combate ao Covid-19 na biblioteca, expondo que o perfil, durante este período, foi uma ponte direta de contato entre a Biblioteca Universitária e os seus usuários.pt_BR
dc.subject.ptbrBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subject.ptbrServiço de referência e informaçãopt_BR
dc.subject.ptbrMídias sociaispt_BR
dc.subject.enUniversity librarypt_BR
dc.subject.enReference and information servicept_BR
dc.subject.enSocial mediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
local.date.available2025-07-14-
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_ksaalencar.pdf
🔒  Disponível em  2025-07-14
1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.