Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75338
Tipo: TCC
Título: Entrelaces entre educação popular e formação de professores de Biologia: o caso do Projeto Novo Vestibular (PNV), em Fortaleza-CE
Título em inglês: Intertwinements between popular education and training of Biology teachers in the Projeto Novo Vestibular (PNV)
Autor(es): Rodrigues, Bárbara de Oliveira
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave em português: Cursinhos populares;Formação docente;Práticas pedagógicas
Palavras-chave em espanhol: Cursos populares;Formación docente;Prácticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Data do documento: 2023
Citação: RODRIGUES, Bárbara de Oliveira. Entrelaces entre educação popular e formação de professores de Biologia: o caso do Projeto Novo Vestibular (PNV), em Fortaleza-CE. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os Cursinhos Prévestibulares Populares (CPVP) surgiram no Brasil com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior para a classe trabalhadora. Além de viabilizar esse acesso, são locais de formação que vão além do conteúdo propriamente dito, trazendo uma educação social e crítica, inspirada na pedagogia freiriana. Esses cursinhos constituem importantes locais de formação, não só para os alunos, mas também para os professores que tiveram a oportunidade de enriquecer a sua formação acadêmica e humana em diferentes aspectos. Dessa forma, o presente trabalho objetiva investigar as contribuições do Projeto Novo Vestibular (PNV), cursinho de caráter popular da Universidade Federal do Ceará (UFC), na formação de professores de Biologia que vivenciaram o projeto em diferentes períodos. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa foi do tipo qualitativa, onde o método de coleta dos dados se deu através de entrevistas estruturadas, trazendo a narrativa de experiências educativas de professores de Biologia que já passaram pelo projeto, e o método de análise foi o de análise de conteúdo. Percebese, com a conclusão desse trabalho, que o PNV vem exercendo um papel importante na formação extracurricular de discentes dos mais diversos cursos da UFC, mas especialmente os de licenciatura. Além de ser, para muitos, uma experiência inicial como professor(a), acompanhando turmas durante um período, preparando e ministrando aulas, elaborando material didático, trabalhando a interdisciplinaridade e participando da própria gestão do projeto, o PNV também incentiva esses docentes a trabalharem seus conteúdos e a criarem relações com os alunos que contrapõem o ensino tradicional o qual estamos habituados, criando um ambiente horizontal, onde todos tem voz e vez, promovendo o pensamento crítico e incentivando a luta política. Teorizamos que nesses espaços a educação popular não seja trabalhada em sua plenitude, pela própria questão de tempo, realidade estrutural e financeira do projeto, e também pelo próprio objetivo do cursinho, que é preparar para os vestibulares, mas ainda assim o projeto vem sendo esse local de formação integrada que amplia a visão de mundo do professor e o faz construir a sua prática docente.
Resumen: Los cursos populares surgieron en Brasil con el objetivo audaz de democratizar el acceso a la educación superior para la clase trabajadora. Además de posibilitar este acceso, son lugares de formación que van más allá del contenido propio, trayendo una educación social y crítica, inspirada en la pedagogía de freiriana. Estos cursos constituyen importantes lugares de formación, no sólo para los estudiantes, sino también para los profesores que van a tener la oportunidad de enriquecer su formación académica y humana en diferentes aspectos. De esta forma, el presente trabajo tiene como objetivo investigar las contribuciones del “Projeto Novo Vestibular” (PNV), cursillo de carácter popular de la Universidad Federal de Ceará (UFC), en la formación de profesores de Biología que han pasado por el proyecto en diferentes períodos. El enfoque metodológico utilizado para la elaboración de la investigación fue el de análisis de contenido de las entrevistas de los profesores y de narrativa de experiencias educativas, constituyendo en mi relato de vivencia en el proyecto. Se entiende, con la conclusión de este trabajo, que el PNV ha desempeñado un papel importante en la formación extracurricular de alumnos de los más diversos cursos de la UFC, pero especialmente los de licenciatura. Además de ser, para muchos, una experiencia inicial como profesor(a), acompañando clases durante un período, preparando y dando clases, elaborando material didáctico, trabajando la interdisciplinaridad y participando de la propia gestión del proyecto, el PNV también anima a estos docentes a trabajar sus contenidos y a crear relaciones con los alumnos que van en la contra corriente de la enseñanza tradicional a la que estamos acostumbrados, creando un ambiente horizontal, donde todos tienen voz y vez, promoviendo el pensamiento crítico, e incentivando la lucha política. Puede ser que en estos espacios la educación popular no sea trabajada en su plenitud, por la propia cuestión de tiempo, realidad estructural y financiera del proyecto, y también por el propio objetivo del curso, que es preparar para los vestidores, pero sin embargo el proyecto ha sido ese lugar de formación integrada que amplía la visión de mundo del profesor y lo hace repensar su práctica docente.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75338
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2339295282357031
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1970606943345955
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_borodrigues.pdf482,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.