Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Jeffersson Veras-
dc.contributor.authorVasconcelos, Germana Freitas Beserra-
dc.date.accessioned2023-12-18T14:44:15Z-
dc.date.available2023-12-18T14:44:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Germana Freitas Beserra. A contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão dos alunos com TDAH: adaptação do programa de atividades de Carol Kuhlthau. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75328-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleA contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão dos alunos com TDAH: adaptação do programa de atividades de Carol Kuhlthaupt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inclusão de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) representa um desafio nas instituições de ensino. A biblioteca escolar desempenha um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem, no acesso à informação e na promoção da leitura. Como parte integrante dessa instituição, a biblioteca possui a responsabilidade de promover a inclusão e contribuir para o desenvolvimento integral dessas crianças. No entanto, é necessário adaptar o ambiente da biblioteca e oferecer estratégias e intervenções específicas para atender às necessidades dos alunos com TDAH. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo principal propor a contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão de alunos com TDAH, por meio de um referencial teórico que abrange a biblioteca inclusiva e o programa de atividades propostas por Carol Kuhlthau, visando à adaptação desse programa para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica exploratória de cunho qualitativo, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Ao compreendermos melhor o papel da biblioteca na inclusão de alunos com TDAH, poderemos desenvolver estratégias mais eficazes e promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos os estudantes.pt_BR
dc.subject.ptbrBiblioteca escolarpt_BR
dc.subject.ptbrBiblioteca inclusivapt_BR
dc.subject.ptbrTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subject.ptbrFormação continuadapt_BR
dc.subject.ptbrCarol Kuhlthaupt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
local.date.available2025-01-14-
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_gfbvasconcelos.pdf
🔒  Disponível em  2025-07-14
497,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.