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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75314
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lobo, Marina Duarte Pinto | - |
dc.contributor.author | Abreu, Andreza Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T18:35:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-15T18:35:39Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Andreza Oliveira. Percepções do respeito ao bem-estar animal nos zoológicos do Brasil: uma revisão sistemática. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75314 | - |
dc.description.abstract | The brazilians zoological gardens are existing institutions since 1888. Although the country jurisdiction code started showing itself worried about animal welfare only after 1934 – almost 50 years later – describing mistreatment like conditions to animals. Bearing in mind that in order to society become sensitize a about nature conservation methods, like ex situ conservation, done by institutions like zoos, it is necessary that they recognize factors that have influence on the health of these beings, whether to check the team support local and pressure the public or private administration, whether by encountering them in their original environments and knowing how to respect them without intervening in their natural behaviors. The present work aimed to investigate the perceptions of two audiences: the general population and animal health professionals regarding respect for animal welfare in Brazilian zoos. From that, associate the level of specific knowledge in the area with the perception of respect for the requirements for maintaining the quality of life of these creatures, selecting diverse alternatives to strengthen compliance with animal welfare and understanding which group Environmental Education should be strengthened in order to achieve the purpose of zoos and reducing agitation in the middle of public exposure. To this end, it was necessary to develop a Systematic Literature Review (SLR), in order to cover as many institutions as possible in the country, in the period between 2010 and 2023, because in 2015 the most recent Normative Instruction was launched with guidelines on size, places and equipment that must be contained in captive wildlife enclosures. The public demonstrated that they see respect for animal welfare with similar attributes to those involved in the animal health field: large, clean enclosures with an environment similar to that found in nature, but participants in the animal health field also add the need for environmental enrichment and hiring specialized professionals. Nevertheless, both audiences demonstrated a need for reinforcement in terms of knowledge and how they can help promote this type of well-being. Furthermore, the practice of new Environmental Education methods is recommended, such as an introduction to the public accompanied by instructions before authorizing them to proceed to the visit. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepções do respeito ao bem-estar animal nos zoológicos do Brasil: uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os jardins zoológicos brasileiros são instituições existentes desde o ano de 1888. Contudo, a legislação do país começou a demonstrar preocupações com o bem-estar animal apenas a partir de 1934 – quase 50 anos depois – descrevendo condições que configuram maus-tratos animais. Para que a sociedade seja sensibilizada sobre métodos de conservação da natureza, como a conservação ex situ, realizada por empreendimento como os zoológicos, é necessário que ela reconheça fatores que influenciam na saúde desses seres, seja para verificar o suporte da equipe local e pressionar a administração pública ou privada, seja ao encontrá-los em seus ambientes originários e saber respeitá-los sem intervir em seus comportamentos naturais. O presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções de dois públicos: população geral e profissionais da área de saúde animal acerca do respeito ao bem-estar animal nos zoológicos do Brasil. A partir disso, associar o nível de conhecimento específico na área com a percepção do respeito dos requisitos para manutenção da qualidade de vida desses seres, selecionando alternativas variadas para fortalecer o cumprimento do bem-estar animal e compreender em qual grupo a Educação Ambiental deve ser fortalecida, a fim de alcançar o propósito dos zoológicos e reduzindo a agitação em meio à exposição ao público. Para isso, fez-se necessário o desenvolvimento de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), de modo a abarcar o máximo de instituições possíveis no país, no período entre 2010 e 2023, visto que em 2015 foi lançada a Instrução Normativa mais recente com orientações sobre tamanho, lugares e equipamentos que devem estar contidos nos recintos de fauna silvestre em cativeiro. O público demonstrou enxergar o respeito ao bem-estar animal com atributos semelhantes aos atuantes da área de saúde animal: recintos grandes, limpos e com ambientação próxima à encontrada na natureza, porém os participantes do campo de saúde animal adicionam também a necessidade de enriquecimentos ambientais e a contratação de profissionais especializados. Apesar disso, ambos os públicos demonstraram precisar de um reforço quanto aos conhecimentos e sobre como podem ajudar a promover esse tipo de bem-estar. Ademais, é recomendada a prática de novos métodos de Educação Ambiental, como uma ambientação com o público acompanhada de instruções antes de autorizá-lo seguir para a visitação. | pt_BR |
dc.title.en | Perceptions of respect for animal welfare in zoos in Brazil: a systematic review | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Manejo | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Saúde animal | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Conservação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ex situ | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.en | Management | pt_BR |
dc.subject.en | Animal health | pt_BR |
dc.subject.en | Conservation | pt_BR |
dc.subject.en | Environmental education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0009-0005-6411-188X | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3018570262612636 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3359164549625118 | pt_BR |
local.date.available | 2023 | - |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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