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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75311
Tipo: | TCC |
Título: | Observação de diferentes células e de suas estruturas ácidas: uma aula prática de biologia celular no ensino médio |
Título em inglês: | Observation of different cells and their acidic structures: a practical cell biology class in high school |
Autor(es): | Gomes, Marcos Victor Martins |
Orientador: | Hissa, Denise Cavalcante |
Palavras-chave em português: | Célula;Aula prática;Estrutura ácida;Azul de metileno |
Palavras-chave em inglês: | Cell;Practical class;Acid structure;Methylene blue |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | GOMES, Marcos Victor Martins. Observação de diferentes células e de suas estruturas ácidas: uma aula prática de biologia celular no ensino médio. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A prática de basofilia é uma aula prática de microscopia da disciplina de Biologia Celular Geral, comum em vários cursos de graduação como Ciências Biológicas e Agronomia, mas também pode ser realizada em práticas de biologia no 1° ano do ensino médio. Esta aula apresenta um corante básico para auxiliar na visualização das estruturas ácidas das células, o qual é indispensável para o entendimento dos alunos acerca deste universo microscópico. Dessa forma, o foco da prática se dá principalmente nas células animais e vegetais, as quais são observadas a mucosa bucal humana e a epiderme de cebola e visualizadas no microscópio óptico mediante o uso do azul de metileno. Este corante age ligando-se às estruturas ácidas das células devido à afinidade destas com moléculas de caráter básico. No entanto, a falta de uma maior diversidade de células e a restrição aos livros didáticos pode ser uma limitação para que alunos compreendam mais sobre esse universo microscópico. Assim, o trabalho pretende descrever uma aula de biologia celular para o 1° ano do ensino médio de uma escola pública com a observação e identificação das diversas células e suas estruturas ácidas. Além das lâminas de cebola e mucosa já descritas, foram confeccionadas lâminas de exemplares de protozoários, fungos e bactérias. As lâminas semipermanentes de bactérias foram preparadas usando Escherichia coli e as de fungo, microcultivos de leveduras Saccharomyces cerevisiae. Enquanto as lâminas de protozoários foram confeccionadas a partir de culturas de Paramecium sp., as quais foram cultivadas em um béquer contendo leveduras mortas. A aula prática de basofilia permitiu que os alunos observassem diferentes exemplares corados com azul de metileno, a fim de comparar as semelhanças e diferenças entre eles. Por fim, dois questionários, um qualitativo físico e outro quantitativo no Google Forms, foram aplicados como forma de avaliação. Concluímos que a atividade realizada contribuiu para a aprendizagem dos estudantes do 1° ano acerca dos conteúdos de biologia celular, e espera-se que o atual trabalho seja uma inspiração para que outros professores passem a utilizar o conteúdo apresentado como uma ferramenta para a observação da diversidade de seres vivos além das células clássicas apresentadas em livros didáticos. |
Abstract: | Basophilia is a practical microscopy lesson in the subject of General Cell Biology, which is common in many undergraduate courses such as Biological Sciences and Agronomy, but can also be carried out in 1st year high school biology practicals. This lesson presents a basic dye to help visualize the acidic structures of cells, which is indispensable for students' understanding of this microscopic universe. Thus, the focus of the practice is mainly on animal and plant cells, which are observed in the human buccal mucosa and onion epidermis and visualized under the optical microscope using methylene blue. This dye acts by binding to the acidic structures of cells due to their affinity with basic molecules. However, the lack of a greater diversity of cells and the restriction to textbooks can be a limitation for students to understand more about this microscopic universe. The aim of this paper is to describe a cell biology lesson for the first year of secondary school in a public school, which involves observing and identifying the various cells and their acid structures. In addition to the onion and mucous membrane slides already described, slides were made of specimens of protozoa, fungi and bacteria. The semi-permanent bacterial slides were prepared using Escherichia coli and the fungal slides using Saccharomyces cerevisiae yeast microcultures. The protozoan slides were made from cultures of Paramecium sp., which were grown in a beaker containing dead yeast. The practical lesson on basophilia allowed the students to observe different specimens stained with methylene blue in order to compare the similarities and differences between them. Finally, two questionnaires, one qualitative physical and the other quantitative on Google Forms, were applied as a form of evaluation. We conclude that the activity contributed to the 1st year students' learning of cell biology content, and we hope that this work will inspire other teachers to use the content presented as a tool for observing the diversity of living beings beyond the classic cells presented in textbooks. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75311 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0008-4945-3453 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4767823753701880 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4154200299160135 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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