Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75230
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Andrea Soares Rocha da-
dc.contributor.authorRodrigues, Francisca Fabrícia de Sousa-
dc.date.accessioned2023-12-11T17:41:46Z-
dc.date.available2023-12-11T17:41:46Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Francisca Fabrícia de Sousa. Construção de um website educativo sobre o acompanhamento dos marcos do desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/75230. Acesso em: 11 dez. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75230-
dc.description.abstractMonitoring child development is one of the attributions of professionals working in Primary Health Care. In this context, the responsibility of the Primary Care/Family Health Strategy (eAB/eFS) teams is directed towards promoting comprehensive child health surveillance, using the Child Handbook (CC), which is an instrument that seeks to monitor the health, growth and development of children. However, research shows that this instrument is not being fully used by professionals and parents, especially in the period of the COVID-19 pandemic, showing the absence of important data that should be recorded in this document, compromising the follow-up and monitoring of child development. In view of the above, the present research aimed to develop an educational website as a support resource for parents to monitor the main milestones of child development, considering the difficulty of carrying it out only using the Child Handbook, and may also contribute to the promotion of education in health. The purpose of creating the educational website was to enable parents to become active agents in the development process of their children. This research was based on a methodological study. Initially, in the planning phase, a situational diagnosis was carried out through the application of a questionnaire to parents in the UAPS to verify their knowledge in relation to developmental milestones. Then, to inspire the construction of the website, a scope review was carried out to identify the technologies created in the area of child development to accompany the developmental milestones in this phase of life. From then on, the design and implementation of the educational website were elaborated. Finally, with this research, it was verified that most parents of children from 0 to 2 years old at the Basic Health Unit Abner Cavalcante Brasil do not use the child's book due to lack of time. Although some caregivers know what the developmental milestones are, the parents do not follow them through the booklet. Subsequently, a website containing the main milestones of child development was created, helping parents to monitor them more effectively. It was also observed that the items most consulted by this population were: vaccination and monitoring of the development and growth of the child, in addition to breastfeeding and food in general. It should be noted that ethical issues involving human beings were respected and that the research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará (CEP/UFC) under opinion number 5,829,961.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstrução de um website educativo sobre o acompanhamento dos marcos do desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO acompanhamento do desenvolvimento infantil é uma das atribuições dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. Nessa conjuntura, a responsabilidade das equipes de Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família (eAB/eFS) é direcionada para a promoção da vigilância à saúde integral da criança, utilizando a Caderneta da Criança (CC), a qual é um instrumento que busca acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento infantil. No entanto, pesquisas mostram que esse instrumento não está sendo usado plenamente pelos profissionais e pais, sobretudo no período da pandemia da COVID-19, apresentando ausência de dados importantes que deveriam ser registrados neste documento, comprometendo o acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento infantil. Diante do exposto, a presente pesquisa objetivou desenvolver um website educativo como recurso de apoio para acompanhamento dos principais marcos do desenvolvimento infantil pelos pais, considerando a dificuldade de realizá-lo somente utilizando a Caderneta da Criança, podendo contribuir também com a promoção da educação em saúde. O intuito da criação do website educativo foi possibilitar que os pais se tornassem agentes ativos no processo de desenvolvimento de seus filhos. Esta pesquisa se pautou em um estudo do tipo metodológico. Inicialmente, na fase de planejamento foi realizado um diagnóstico situacional através da aplicação de um questionário aos pais na UAPS para verificar o conhecimento deles em relação aos marcos do desenvolvimento. Em seguida, para inspirar a construção do website, fez-se uma revisão de escopo para identificar as tecnologias criadas na área do desenvolvimento infantil para acompanhar os marcos do desenvolvimento nesta fase da vida. A partir de então, foram elaborados o design e a implementação do website educativo. Por fim, com esta pesquisa, foi verificado que a maioria dos pais de crianças de 0 a 2 anos da Unidade Básica de Saúde Abner Cavalcante Brasil não usa a caderneta da criança por falta de tempo (74,6%). Apesar de alguns cuidadores saberem o que são os marcos do desenvolvimento, os pais não realizam o acompanhamento destes pela caderneta. Também foi observado que os itens mais consultados por essa população foram: a vacinação e o acompanhamento do desenvolvimento e crescimento da criança, além de amamentação e alimentação em geral. Posteriormente, foi elaborado o website contendo os principais marcos do desenvolvimento infantil, ajudando os pais a acompanhá-los de forma mais efetiva. Cabe ressaltar que foram respeitadas as questões éticas envolvendo seres humanos e que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (CEP/UFC) sob o parecer de número 5.829.961.pt_BR
dc.title.enConstruction of an educational website on monitoring the developmental milestones of children aged 0 to 2 yearspt_BR
dc.subject.ptbrCriançapt_BR
dc.subject.ptbrAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subject.ptbrDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subject.ptbrEducação em Saúdept_BR
dc.subject.enChildpt_BR
dc.subject.enHealth Educationpt_BR
dc.subject.enChild Developmentpt_BR
dc.subject.enPrimary Health Carept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4347490725110997pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5584-7071pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1759902798115392pt_BR
local.date.available2023-
Aparece en las colecciones: MPSF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_ffsrodrigues.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.