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dc.contributor.advisorSampaio, Rudini Menezes-
dc.contributor.authorMatias, João Marcos Brito-
dc.date.accessioned2023-12-08T18:55:42Z-
dc.date.available2023-12-08T18:55:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMATIAS, João Marcos Brito. Estratégias vencedoras para jogos de convexidade em grafos. 2023. 54 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75216-
dc.description.abstractThe combinatorial games theory is a branch of mathematics and theoretical computer science that studies sequential games with perfect information. A combinatorial game is called impartial if the only difference between the first players and second player is that the first started the game, but both players have the same possibility of play. The Sprague-Grundy’s theory says that every finite impartial game can be associated with a number, called nimber, regarding size of a Nim game heap, a classical impartial game solved for C. Bouton in 1901. . Therefore, determine the nimber of a impartial game is important to obtain a winning strategy, acoording to know winning strategies of the Nim game. Moreover, a combinatorial game is called partizan if the some moves are allowed for a player and not to another. One of John H. Conway’s contributions in partizan game theory was associated a dyadic number with this games in order to obtain winning strategies in them. Futhermore, accordingly to Duchet (1987), the first paper of convexity on graphs, in english, it the paper "Convexity in graphs"published in 1981. One of its authors, Frank Harary, introduced in 1984 the first graph convexity games, focused on the geodesic convexity, which were investigated in a sequence of five papers tha endend in 2003. In this work, we continue this research line, extend these games to other graph convexities, and obtain winning strategies results. Among them, we obtain winning strategies for trees from the Sprague-Grundy theory on impartial games and Conway’s combinatorial game theory on partizan games.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias vencedoras para jogos de convexidade em grafospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorAraújo, Samuel Nascimento de-
dc.description.abstract-ptbrA teoria dos jogos combinatórios é uma linha da matemática e da teoria da computação na qual estuda jogos sequenciais de informação perfeita. Um jogo combinatório é dito imparcial se a única diferença entre o primeiro e o segundo jogador é que o primeiro começa o jogo, mas ambos possuem as mesmas possibilidades de jogada. A teoria de Sprague-Grundy diz que todo jogo imparcial finito pode ser associado a um número, chamado nimber, referente ao tamanho de uma pilha do jogo Nim, um clássico jogo imparcial resolvido matematicamente por C.Bouton em 1901. Com isso, determinar o nimber de um jogo imparcial é importante para obter uma estratégia vencedora, de acordo com as estratégias conhecidas do jogo Nim. Além disso, um jogo combinatório é dito partizan quando alguns movimentos são permitidos para um jogador e não para outro. Uma das contribuições de John H. Conway na teoria dos jogos partizan foi associar um número diádico a esses jogos com o intuito de obter estratégias vencedoras neles. De outro modo, de acordo com Duchet (1987), o primeiro artigo sobre convexidade em grafos, em inglês, foi o artigo "Convexity in graphs" publicado em 1981. Um dos seus autores, Frank Harary, introduziu em 1984 os primeiros jogos de convexidade em grafos, focado na convexidade geodésica, que foram investigados em uma sequência de cinco artigos que terminou em 2003. Diante disso, nesse trabalho, continuaremos essa linha de pesquisa. As definições dos jogos de convexidade foram estendidas para outras convexidades e obtivemos resultados para as suas estratégias vencedoras. Dentre esses resultados, solucionamos os jogos em árvores através da teoria de Sprague-Grundy em jogos imparciais e através da teoria de Conway para jogos combinatórios partizan.pt_BR
dc.subject.ptbrJogos de convexidadept_BR
dc.subject.ptbrJogos imparciaispt_BR
dc.subject.ptbrTeoria de Sprague-Grundypt_BR
dc.subject.ptbrJogos partizanpt_BR
dc.subject.ptbrConwaypt_BR
dc.subject.enConvexity gamespt_BR
dc.subject.enImpartial gamespt_BR
dc.subject.enSprague-Grundy’s theorypt_BR
dc.subject.enPartizan gamespt_BR
dc.subject.enConwaypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1284273946860039pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5889-5183pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2845950448235863pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4981-9992pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8886076523699722pt_BR
local.date.available2023-12-08-
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