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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Thais Gonçalves Rodrigues da-
dc.contributor.authorSouza Júnior, Francisco Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-11-30T16:59:39Z-
dc.date.available2023-11-30T16:59:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA JÚNIOR, Francisco Ferreira de. O corpo brincante – uma abordagem artística e pedagógica desenvolvida com o projeto Brincar é uma felicidade na EMEIEF Rachel de Queiroz em Maracanaú/CE. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75133-
dc.description.abstractThis article presents an artistic and pedagogical approach entitled the playing body approach, built from my experiences as an artist-teacher. Through traditional knowledge and practices and their creative practices, I accessed knowledge linked to traditional and popular dances, connecting students, teachers and the learning process in Arts, with the aim of providing meaningful teaching. The focus of this text is on the implementation of the project Playing is happiness, proposed within the scope of the Professional Master's Degree in Arts (ProfArtes) at the Federal University of Ceará (UFC), and carried out between August 2022 and August 2023, with pre-adolescents in the 6th year, in a socially vulnerable situation at the Municipal School of Early Childhood and Elementary Education (EMEIEF) Rachel de Queiroz, in Maracanaú (CE). These students have bodies commonly considered undisciplined, sometimes being made invisible. It is a transitional phase of life between childhood and adolescence, where there are structural changes in the school, with the insertion of multiple teachers and desks and chairs lined up in rows. A conducive context for them to lose their playfulness, I sought to show students how a happy body that moves and plays can enable better relationships and results in the teaching-learning processes. To do this, we establish a link with their ancestries, discovering games and sung toys from popular culture inserted in the family environment. The playing body approach is based on Paulo Freire's pedagogy, highlighting the emancipation and autonomy of students. It incorporates the vision of Isabel Marques who, through play and experimentation, proposes a dance linked to the students' context. Furthermore, it values ancestry, following the teachings of Inaicyra Falcão dos Santos, who focuses on the importance of recognizing each student's bodily and cultural inscriptions. As for the methodological aspects used in the research, they were theoretical/empirical in nature, exploratory in nature, with a descriptive qualitative approach, using ethnographic methods such as interviews and participant observation. It aims to analyze how the playing body, in art teaching, can enhance socio- affective relationships and thus become a pedagogical approach. Data analyzes showed a positive impact with the application of the playing body approach, and were based on interviews and observation of the body in educational and creative artistic practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO corpo brincante – uma abordagem artística e pedagógica desenvolvida com o projeto Brincar é uma felicidade na EMEIEF Rachel de Queiroz em Maracanaú/CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo apresenta uma abordagem artística e pedagógica intitulada como abordagem do corpo brincante, construída a partir das minhas experiências como artista-docente. Por meio dos saberes e fazeres tradicionais e suas práticas criativas, acessei saberes ligados às danças tradicionais e populares, conectando alunos, professor e o processo de aprendizagem em Artes, com fins de proporcionar um ensino significativo. O foco do presente texto está na realização do projeto Brincar é uma felicidade, proposto no âmbito do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) da Universidade Federal do Ceará (UFC), e realizado entre agosto de 2022 e agosto de 2023, com pré-adolescentes do 6° ano, em situação de vulnerabilidade social da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEF) Rachel de Queiroz, em Maracanaú (CE). Esses alunos têm corpos comumente considerados indisciplinados, por vezes sendo invisibilizados. É uma fase da vida de transição entre a infância e a adolescência, onde há mudanças estruturais na escola, com a inserção de múltiplos professores e carteiras e cadeiras enfileiradas. Contexto propício para que percam a ludicidade, busquei mostrar aos alunos como um corpo feliz que se movimenta e brinca pode possibilitar melhores relações e resultados nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso, estabelecemos um elo com suas ancestralidades, descobrindo brincadeiras e brinquedos cantados da cultura popular inseridas no próprio ambiente familiar. A abordagem do corpo brincante se apoia na pedagogia de Paulo Freire, destacando a emancipação e autonomia dos alunos. Incorpora a visão de Isabel Marques que, por meio da brincadeira e da experimentação, propõe uma dança ligada ao contexto dos alunos. Além disso, valoriza a ancestralidade, seguindo os ensinamentos de Inaicyra Falcão dos Santos, que põe foco na importância de se reconhecer as inscrições corporais e culturais de cada aluno. Quanto aos aspectos metodológicos utilizados na pesquisa, foram de natureza teórico/empírica, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa descritiva, utilização de métodos etnográficos como entrevistas e observação participante. Tem como objetivo analisar como o corpo brincante, na docência em arte, pode se potencializar nas relações socioafetivas e tornar- se, assim, uma abordagem pedagógica. As análises dos dados mostraram um impacto positivo com a aplicação da abordagem do corpo brincante, e se deram a partir de entrevistas e da observação do corpo em práticas artísticas educativas e criativas.pt_BR
dc.subject.ptbrArte-educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrBrincarpt_BR
dc.subject.ptbrCorporiedadept_BR
dc.subject.ptbrPrática docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4838982913874370pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4443932125996045pt_BR
local.date.available2023-11-30-
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