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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7512
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Linard, Roberto Sérgio Sobreira | - |
dc.contributor.author | Heineck, Luiz Fernando Mählmann | - |
dc.contributor.author | Guehbauer, Fritz | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-26T17:24:06Z | - |
dc.date.available | 2014-02-26T17:24:06Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | LINARD, R. S. S. HEINECK, L. F. M. ; GUEHBAUER, F. Produção de argamassas - racionalização no transporte de materiais de produção à utilização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS, 6., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2005. p. 908-913. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7512 | - |
dc.description.abstract | A number of rationalization initiatives are being conducted in Brazilian construction sites due to a new competitive environment since the start of the nineties. A German-Brazilian cooperation undertaking was launched in order to achieve higher standards in terms of cost, quality and contractual time compliance. This cooperation project is called COMPETIR and brings together consulting efforts of institutional bodies like the Brazilian SENAI/SEBRAE and the German GTZ. Among many other industries the construction sector was taken as one of the most promising fields in terms of potential benefits. Mortar production, its distribution and setting were chosen as a starting point for those initiatives in several cities in the northeast of Brazil. This paper discusses a method of applying simple VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas I International Symposium on Mortars Technology Florianópolis, 23 a 25 de maio de 2005 rationalization principles to these construction activities, taking two examples from different sites, describing productivity improvement before and after this rationalization was applied. In general, the simple enforcement of transportation according to straight lines in short distances was enough to bring about major improvements, as compared with unnecessary vertical movements, the use of ramps and ”s” shaped routes of | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas | pt_BR |
dc.subject | Argamassa | pt_BR |
dc.subject | Construção civil | pt_BR |
dc.title | Produção de argamassas - racionalização no transporte de materiais de produção à utilização | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As mudanças no setor da construção civil, bem como a crescente concorrência de mercado, têm motivado as empresas construtoras tentar minorar as deficiências na gestão dos processos de modo a racionalizar seus métodos em busca de atingir os critérios competitivos de custo, tempo e qualidade. Como uma das ações da cooperação técnica Brasil-Alemanha, através do projeto COMPETIR, e da parceria entre o SENAI, SEBRAE e a GTZ Alemã, a construção civil têm sido vista como importante pólo potencial de racionalização. Trabalhos têm sido desenvolvidos neste âmbito em todos os estados do Nordeste do Brasil, sendo a produção e distribuição de argamassas importante ponto de análise. Desta forma, este trabalho discute algumas experiências de aplicação dos princípios voltados à racionalização na produção e distribuição de argamassas. Reconhecendo a importância do relato de situações normalmente encontradas nas obras acompanhadas, aplica-se neste trabalho método comparativo entre situação anterior (sem racionalização) e posterior à aplicação da metodologia. Notar-se-á no desenvolvimento deste trabalho que trajetos de transporte curtos e em linha reta são a chave da racionalização. A regra, todavia, são rampas supérfluas e caminhos em forma de "S" múltiplos, notadamente dispendiosos e improdutivos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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