Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Robson Carlos-
dc.contributor.authorSousa, Wênia Keila Lima de-
dc.date.accessioned2023-11-29T16:07:12Z-
dc.date.available2023-11-29T16:07:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA, Wênia Keila Lima de. Formação continuada dos professores da educação profissional e tecnológica em base autogestionária. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75115-
dc.description.abstractRethinking the structure of teaching formation is relevant, considering the rationale of the use of knowledge that still exists in these formation processes. This study aims to analyze the contributions of the process of self-management to the formation of teachers as a way to integrate Digital Information and Communication Technologies (DICTs) into teaching in Vocational Education and Training (VET). The research adopts a quantitative/qualitative approach along with participant observation. The unit of analysis chosen was composed of 15 people who represent 56% of the total amount of teachers of a local VET institution – a state school in the city of Fortaleza (State of Ceará, Brazil). Data collection was carried out through a questionnaire composed of 12 questions (close-ended and open-ended) and a semi-structured interview. The data analysis occurred via Discursive Textual Analysis (Moraes; Galiazzi, 2016). Results suggest that teachers manage their learning through additional courses that they take and the learning produced with their colleagues since teaching formations offered by institutions do not always deal with their real needs. For that reason, this research proposes an educational product, which is a Methodology of Continuing Education for Teachers concerning the integration of DICTs using a meta-curricular self-management platform as support. The experience with the platform was evaluated by 58 people (the research participants and other teachers who used it). After applying a Likert scale questionnaire, results showed that 98.3% consider that the platform encouraged collaboration among teachers in terms of sharing experiences; 84.5% affirmed that they improved their teaching practice by using the platform; 91.4% said that the experience allowed the construction of new perspectives for dealing with digital technologies in their teaching practice; 86.2% declared that the experience with the platform contributed to their self-management process. Therefore, the proposal of a Methodology of Continuing Education for Teachers in a specific software might contribute to the process of self-management by teachers as a way to integrate DICTs into teaching, considering the positive results the experience provided to the participants.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação continuada dos professores da educação profissional e tecnológica em base autogestionáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorLima, Luciana de-
dc.description.abstract-ptbrRepensar a estrutura das formações docentes torna-se relevante, considerando a lógica de aplicação de conhecimentos que ainda perdura nos processos formativos. Assim, o presente trabalho tem como foco analisar as contribuições do processo de autogestão na formação de professores, como forma para a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) com a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo tem natureza quanti-quali e a metodologia de pesquisa abordada foi a Pesquisa Participante. A unidade de análise escolhida foi composta por 15 sujeitos, que compõem 56% do corpo docente da instituição analisada. O lócus da pesquisa foi uma Escola da rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do município de Fortaleza/CE. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário composto por 12 questões (fechadas e abertas) e de uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu por meio da Análise Textual Discursiva – ATD. Os resultados da pesquisa apontaram que os professores gerenciam sua aprendizagem por meio de cursos externos que procuram realizar por conta própria e pela aprendizagem junto aos colegas, tendo em vista que nem sempre os processos formativos institucionais dialogam com as reais necessidades dos docentes. Sendo assim, o produto educacional que este trabalho de pesquisa propôs, se trata de uma Metodologia de Formação Continuada de Docentes para a integração das TDICs que teve como suporte uma plataforma metacurricular autogestionária. A experiência com a plataforma foi avaliada por 58 sujeitos (participaram os sujeitos da pesquisa e demais professores que usaram a plataforma). Para tanto, utilizou-se de um questionário do tipo escala Likert e os resultados apontaram que 98,3% consideraram que a plataforma incentivou a colaboração entre os professores, no sentido de compartilhar experiências, 84,5% afirmaram que alcançaram melhorias na sua prática docente ao utilizar a plataforma, 91,4% pontuaram que a experiência permitiu a construção de novas perspectivas para o trabalho com as tecnologias digitais na prática docente e, por fim, 86,2% sinalizaram que a experiência com a plataforma contribuiu para o seu processo de autogestão. Diante disso, a proposição de uma Metodologia de Formação Continuada de Docentes em um software específico pode contribuir para o processo de autogestão docente, como forma para integração das TDICs com a docência, tendo em vista os resultados positivos que a experiência proporcionou aos professores participantes.pt_BR
dc.title.enContinuing training of professional and technological education teachers on a self-managed basis-
dc.subject.ptbrFormação continuadapt_BR
dc.subject.ptbrEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subject.ptbrTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.ptbrAutogestãopt_BR
dc.subject.enContinuing formationpt_BR
dc.subject.enVocational education and trainingpt_BR
dc.subject.enDigital information and communication technologiespt_BR
dc.subject.enSelf-managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9893-7453pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7533126034016083pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0813145478267268pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5838-8736pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2967595851995266pt_BR
local.date.available2023-11-29-
Aparece nas coleções:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_wklsousa.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.