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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75048
Tipo: | Tese |
Título: | Paisagem e linguagem em translatinidade: representações do patrimônio cultural nordestino como arte latino-americana |
Título em espanhol: | Paisaje y lenguaje en translatinidad: representaciones del patrimonio cultural nordestino como arte latinoamericano |
Autor(es): | Aguiar, Jacquicilane Honorio de |
Orientador: | Oliveira, Christian Dennys Monteiro de |
Palavras-chave em português: | Paisagem patrimonial;Latinidade;Vanguarda;Musicalidade;Nordeste;Translatinidade |
Palavras-chave em espanhol: | Paisaje patrimonial;Latinidad;Vanguardia;Musicalidade;Nordeste;Translatinidad |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | AGUIAR, Jacquicilane Honorio de. Paisagem e linguagem em translatinidade: representações do patrimônio cultural nordestino como arte latino-americana. 2023. 128 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | As representações simbólicas que compõem a paisagem patrimonial latino-americana formam um emaranhado com múltiplas peças que compõem a latinidade, foco de interesse desta pesquisa. A partir da leitura da geografia cultural, considerando os conceitos de paisagem (DUNCAN, 2004), memória (RICOEUR, 2007) e identidade (CANCLINI, 2006), busca-se questionar de que forma as dinâmicas patrimoniais formam fluxos paisagísticos da latinidade em curso no Brasil. Porém, para além dos elos identitários estabelecidos no nível das nacionalidades em torno da latinidade, com projeções limitadas, considera-se como foco a regionalidade nordestina, na busca por arranjos que promovam uma translatinidade plural, por meio dos movimentos vanguardistas. Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender as representações do patrimônio cultural do Nordeste como arte latino americana, através da paisagem artística e da translatinidade. Para tanto, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e documental, dividindo-se em duas partes: a primeira analisa a dimensão topológica/material, considerando a Fundação Memorial da América Latina - FMAL como “ilha” patrimonial, enquanto equipamento pioneiro no processo de irradiação das identidades latino-americanas no Brasil, refletindo os ideais modernistas. Na segunda parte, buscamos a identificação de um grande arquipélago simbólico intangível de diferentes linguagens que nos ajuda a refletir sobre a alteridentidade (OLIVEIRA, 2015) no imaginário Nordestino, composto por músicos, literatos, teatrólogos, e demais artistas que estão na vanguarda da produção artística. O Nordeste é eminentemente celeiro de interdependência e interação com a ideia de autenticidade brasileira, transbordando-a para o restante do país por meio de movimentos artísticos que contrapõem a identidade hegemônica nacional, como o Movimento Armorial e o Massafeira Livre. Para pensar exemplificações mais locais, escolheu-se: a) O Movimento cultural Massafeira livre no Ceará; b) A influência identitária e musical do Ilê Aiyê na Bahia; c) A multidisciplinaridade do Movimento Armorial Pernambucano. Essa segunda etapa está amparada na linguagem artística diante de uma leitura possível por meio de Bakhtin (1997), tanto no conceito de dialogismo, na condição do sentido de um discurso, como na carnavalização das manifestações culturais, onde é possível refletir acerca de uma estética carnavalesca. E ainda, na própria relação desta linguagem nas abordagens que possibilitam a construção dos elementos da paisagem enquanto texto a ser explorado por meio das artes (DUNCAN, 2004; COSGROVE, 2012). A busca dessa interrelação ajuda-nos a assimilar construções de latinidade menos artificiais e tradicionalistas, que caminhem na articulação de uma translatinidade plural, diante do potencial nordestino enquanto formador cultural. A necessidade de se pensar essa translatinidade diversificada vem na contramão do que pode ser observado no FMAL: a projeção de uma identidade latina dentro das cristalizações e cotas mínimas representativas, diante da fragilidade no processo de construção desses vínculos identitários. |
Resumen: | Las representaciones simbólicas que conforman el paisaje patrimonial latinoamericano forman una maraña con múltiples piezas que conforman América Latina, el foco de esta investigación. A partir de la lectura de la geografía cultural, considerando los conceptos de paisaje (DUNCAN, 2004), memoria (RICOEUR, 2007) e identidad (CANCLINI, 2006), se busca cuestionar la forma en que la dinámica del patrimonio forma los flujos de paisaje de esta latinidad en curso en el Brasil. Sin embargo, más allá de los vínculos de identidad establecidos a nivel de las nacionalidades en torno a la latinidad, con proyecciones limitadas, el enfoque se centra en la identidad regional del noreste, en la búsqueda de arreglos que promuevan la translatinidad plural a través de los movimientos de vanguardia. Por lo tanto, el principal objetivo de la investigación es entender la latinidad fabricada en Brasil a través de los flujos de paisajes (re)producidos a partir del lenguaje artístico. Para ello, la investigación utiliza un enfoque cualitativo y documental, dividido en dos partes: la primera analiza la dimensión topológica/material, considerando el Fundação Memorial da América Latina - FMAL como una "isla" patrimonial, como equipo pionero en el proceso de irradiación de las identidades latinoamericanas en Brasil, reflejando los ideales modernistas. En la segunda parte, buscamos la identificación de un gran archipiélago intangible simbólico de diferentes lenguajes que nos ayude a reflexionar sobre la alteridad en el imaginario nordestino, compuesto por músicos, literatos, teatrólogos y otros artistas que están a la vanguardia de la producción artística. La elección del Noreste se debe precisamente a que no es una frontera topológica con la latinidad nacional. Sin embargo, es eminentemente un granero de interdependencia e interacción con la idea de la autenticidad brasileña, desbordándola al resto del país a través de movimientos artísticos que se oponen a la identidad hegemónica nacional, como el Movimiento Armorial y la Feria de la Masa Libre. Para pensar en ejemplos más locales, se eligió: a) O Movimento cultural Massafeira livre no Ceará; b) A influência identitária e musical do Ilê Aiyê na Bahia; c) A multidisciplinaridade do Movimento Armorial Pernambucano. Esta segunda etapa se apoya en el linguaje artístico ante una posible lectura a través de Bakhtin (1997), tanto en el concepto de diálogo, en la condición de sentido de un discurso, como en la carnavalización de las manifestaciones culturales, donde es posible reflexionar sobre un carnaval estético y también en la propia relación de este lenguaje en los planteamientos que permiten la construcción de elementos paisajísticos como texto a explorar a través de las artes (DUNCAN, 2004; COSGROVE, 2012). La búsqueda de esta interrelación nos ayuda a asimilar construcciones latinas menos artificiales y tradicionalistas que caminan em la articulación de una translatinidad plural, frente al potencial del noreste como formador cultural. La necesidad de pensar en esta diversa traducibilidad viene en la dirección opuesta a lo que se puede observar en el FMAL: la proyección de uma identidad latina dentro de las cristalizaciones y cuotas mínimas representativas, ante la fragilidad en el proceso de construcción de estos vínculos de identidad. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75048 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9250429064823565 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-8025-2045 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6672867433887720 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DGR - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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