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dc.contributor.advisorCosta, Pablo Assumpção Barros-
dc.contributor.authorCastro, Waldirio Oliveira-
dc.date.accessioned2023-11-21T19:57:20Z-
dc.date.available2023-11-21T19:57:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCASTRO, Waldirio Oliveira. Entre a desimaginação e a reimaginação: perspectivas queer nas artes contemporâneas cearenses. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75028-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre a desimaginação e a reimaginação: perspectivas queer nas artes contemporâneas cearensespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem o objetivo de cartografar os efeitos produzidos por obras de arte contemporânea cearense atravessadas por questões queer no atual contexto histórico brasileiro. Para isso, trazemos os conceitos de sistema representacional(HALL, 2016), regime heterossexual (WITTIG, 2006) e tecnologias de poder (FOUCAULT, 2004) em diálogo com as lentes epistemológicas dos estudos queer, sobretudo nos conceitos de multidões queer (PRECIADO, 2017) e utopia queer (MUÑOZ, 2020). Esses conceitos serão tecidos, principalmente, na relação com a instalação-performática O que pode um casamento (gay)? (2019), o monólogo teatral Histórias compartilhadas (2015) e a série fotográfica Sacratus (2015), para com isso discutirmos e refletirmos, a partir de uma apropriação do conceito de maquinaria de desimaginação (DIDI-HUBERMAN, 2020), o que estamos apontando como tecnologias desimaginativas direcionadas às obras contemporâneas atravessadas por questões queer. Com isso, propomos que mais do que serem enfrentivas ou tensionarem a lente de mundo cis-hétero-masculina, essas obras operam uma utopia em curso por meio de uma maquinaria de reimaginação.pt_BR
dc.description.abstract-esEsta investigación tiene como objetivo cartografar los efectos producidos por obras de arte contemporáneas de Ceará atravesadas por cuestiones queer en el contexto histórico brasileño actual. Para eso, traemos los conceptos de sistema representacional (HALL, 2016), régimen heterosexual (WITTIG, 2006) y tecnologías de poder (FOUCAULT, 2004) en diálogo con las lentes epistemológicos de los estudios queer, especialmente en los conceptos de multitudes queer (PRECIADO, 2017) y utopía queer (MUÑOZ, 2020). Estos conceptos se tejerán, principalmente, en relación con la la performance-instalación ¿Qué puede hacer un matrimonio (gay)? (2019), el monólogo teatral Historias Compartidas (2015) y la serie fotográfica Sacratus (2015), con el fin de discutir y reflexionar, a partir de una apropiación del concepto de maquinaria de desimaginación (DIDI-HUBERMAN, 2020), lo que estamos señalando como tecnologías desimaginativas dirigidas a obras contemporáneas atravesadas por cuestiones queer. Con eso, proponemos que más que confrontar o tensionar la lente del mundo cis-hetero- masculino, estas obras operan una utopía continua através de una maquinaria de reimaginación.pt_BR
dc.subject.ptbrArtespt_BR
dc.subject.ptbrLGBTQIAPN+pt_BR
dc.subject.ptbrEstudos queerpt_BR
dc.subject.ptbrCensurapt_BR
dc.subject.ptbrCearápt_BR
dc.subject.ptbrArte contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6661968077653765pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1425-3012pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2352095912659853pt_BR
local.date.available2023-11-21-
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