Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74975
Tipo: Dissertação
Título: A formação do habitus dos acordeonistas estudantes do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Gurgel, Danilo Ramalho
Orientador: Rogério, Pedro
Palavras-chave em português: Acordeão;Sanfona;Formação do Habitus;Estudantes de Licenciatura;Sanfoneiro
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Data do documento: 2023
Citação: GURGEL, Danilo Ramalho. A formação do habitus dos acordeonistas estudantes do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Ceará. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente projeto trata da investigação da formação do Habitus dos alunos acordeonistas egressos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus do Pici, em Fortaleza-CE. Considera-se que, ao investigar a trajetória dos acordeonistas formados nesse curso, descreve-se parte muito importante da área de ensino desse instrumento, envolvendo o campo da Educação Musical, tanto na formação universitária quanto na atuação na educação básica. O objetivo geral da pesquisa é analisar a formação do Habitus dos acordeonistas que estudaram no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici, em Fortaleza-CE. Os objetivos específicos são: Investigar o contexto histórico dos espaços ocupados pelo acordeão, inter-relacionados ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, em Fortaleza-CE; identificar os fatores históricos – desde a origem social dos agentes – que contribuíram para tornarem-se acordeonistas e estudantes do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, em Fortaleza-CE e analisar a inserção profissional dos agentes na qualidade de sanfoneiros e professores de sanfona após a conclusão do curso de Licenciatura em Música. A praxiologia de Bourdieu – incluindo os conceitos de Habitus, capital e campo – constitui-se como aporte dos estudos. A pesquisa tem um viés qualitativo, baseada na coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas, além do relato autobiográfico, baseado no método da história de vida e formação. Cinco acordeonistas contemplam o perfil a ser pesquisado, incluindo o autor da presente pesquisa. Além da análise autobiográfica, três agentes foram entrevistados. Ao investigar os relatos, algumas categorias foram evidenciadas, como o capital financeiro dos agentes para a aquisição do seu primeiro acordeão; a experiência prévia como músico profissional antes do ingresso na faculdade; o acesso ao ensino formal de música, de forma curricular, no período da educação básica; o contato com escolas de música, ou professores particulares especializados em acordeão; a não exigência do teste de aptidão para o ingresso no curso de Licenciatura da UFC como fator determinante para a escolha desta instituição e a atuação profissional após a graduação. Sobre o espaço ocupado pelo acordeão, no contexto dessa licenciatura, constatou-se, através da consulta aos documentos oficiais e aos relatos dos agentes, uma ínfima atenção dada pelo curso de música a esse aerofone. Para que a questão do “não espaço” desse instrumento seja solucionada, a análise dos dados demonstrou a necessidade de um professor com habilitação em acordeão nessa graduação.
Abstract: The current project deals with the investigation of the Habitus formation among the accordionist students graduating from the Music Degree course at the Federal University of Ceará (UFC) - Pici Campus, in Fortaleza-CE. It is considered that by investigating the trajectory of accordionists graduated from this course, a significant part of the teaching field of this instrument is described, involving the field of Music Education, both in university education and in basic education. The general objective of this research is to analyze the Habitus formation of the accordionists who have studied in the Music Degree course of the Federal University of Ceará – Campus do Pici, in Fortaleza-CE. The specific objectives are: to investigate the historical context of the spaces occupied by the accordion, interrelated to Music Degree course of the Federal University of Ceará – Campus do Pici, in Fortaleza-CE; to identify the historical factors - from the social origin of the agents - that contributed to becoming accordionists and students of the Music Degree course at the Federal University of Ceará, Pici Campus, in Fortaleza-CE and to analyze the professional integration of the individuals in the role of accordionists and accordion teachers after graduating in the Music Degree course. Bourdieu's praxeology – including the concepts of Habitus, capital and field – constitutes the theoretical foundation of these studies. The research adopts a qualitative approach, based on data collection through semi-structured interviews, in addition to the autobiographical account, based on the life history and formation methodology. Five accordionists contemplate the profile to be researched, including the author of this research. In addition to the autobiographical analysis, three agents were interviewed. When investigating the reports, some categories were evidenced, such as the financial capital of the agents for the acquisition of their first accordion; the previous experience as a professional musician before entering college; access to formal music teaching, in a curricular way, during the period of basic education; contact with music schools, or private teachers specialized in accordion; the non-requirement of the aptitude test for admission to the UFC degree course as a determining factor for the choice of this institution and professional performance after graduation. Regarding the space occupied by the accordion, in the context of this course degree, it was observed, through consultation of official documents and the agents' reports, a minimal attention given by the music course to this aerophone. In order to solve the issue of the "non-space" of this instrument, the data analysis demonstrated the necessity for a professor with expertise in accordion within this graduation course.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74975
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0610082648411555
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_drgurgel.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.