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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Virginia Bentes-
dc.contributor.authorMoreira, Adeli Gomes-
dc.date.accessioned2023-11-10T18:51:24Z-
dc.date.available2023-11-10T18:51:24Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMOREIRA, Adeli Gomes. Prontuário eletrônico do paciente (PEP): ferramenta de sistematização e socialização da informação no campo da saúde. 2009. 67 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74953-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProntuário eletrônico do paciente (PEP): ferramenta de sistematização e socialização da informação no campo da saúde.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s), a forma de trabalho da maioria dos profissionais foi afetada e, na área da saúde, com os Prontuários de Pacientes, não foi diferente. Essas tecnologias trouxeram mudanças, tanto no que diz respeito aos novos tratamentos, quanto no que diz respeito às anotações clínicas no prontuário, antes em papel e, atualmente, no suporte eletrônico, que passa a ser chamado Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Essa nova ferramenta oferece à equipe de saúde a oportunidade de desenvolver suas atividades em consonância com as exigências tecnológicas atuais. Diante deste contexto objetivamos, pois, com este estudo, investigar a percepção que os profissionais do campo da saúde têm sobre o Prontuário Eletrônico do Paciente enquanto uma ferramenta de sistematização e socialização de informações para o campo da saúde, bem como as contribuições dessa nova versão do prontuário para a saúde dos cidadãos, tentando analisar se os profissionais dessa área estão preparados para lidar com essa nova realidade tecnológica. Outros objetivos que nortearam este estudo são: analisar o prontuário eletrônico dentro de uma dimensão da práxis de trabalho dos profissionais de saúde; investigar as contribuições que o PEP traz para a saúde dos cidadãos e identificar os fatores positivos e negativos do Prontuário Eletrônico do Paciente apontados pelos profissionais da saúde. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter exploratório e de natureza quanti-qualitativa, realizada em Fortaleza, no segundo semestre de 2008. A população constituiu-se de profissionais da área de saúde do Complexo Hospitalar da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem-FFOE e da Faculdade de Medicina-FAMED da Universidade Federal do Ceará. A amostra foi intencional e composta de trinta participantes, cinco para cada categoria. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário constituído por sete questões, sendo uma fechada e seis abertas. Os resultados mostraram que o PEP é, sim, uma ferramenta de sistematização e socialização da informação e que os profissionais envolvidos, de certa forma, o conhecem, mesmo que ele ainda não faça parte de sua práxis de trabalho. Também ficou evidente que as maiores vantagens do PEP concerne à facilidade no fluxo de informação e comunicação intra e entre a equipe de saúde e entre ela e os pacientes. Como desvantagens merecem destaque a falta de treinamento e os problemas de corrente elétrica, bem como resistência a mudanças.pt_BR
dc.subject.ptbrSistema computadorizado de registro médicopt_BR
dc.subject.ptbrRegistro médicopt_BR
dc.subject.ptbrProntuário de Pacientept_BR
dc.subject.ptbrProntuário Eletrônico de Pacientept_BR
dc.subject.ptbrAcesso à Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TECNICAS DE RECUPERACAO DE INFORMACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5550819797882905pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1283-8292pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8992341585329383pt_BR
local.date.available2023-11-10-
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