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dc.contributor.advisorLemos, José de Jesus Sousa-
dc.contributor.authorCortez, Jamilla Gonçalo Cavalcante-
dc.date.accessioned2023-11-08T13:37:23Z-
dc.date.available2023-11-08T13:37:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCORTEZ, Jamilla Gonçalo Cavalcante. Capital humano como fator de diferenciação entre as regiões metropolitanas do Brasil. 36 f. 2019. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74917-
dc.description.abstractABSTRACT: The objective of this study was to evaluate the impact of the relationship between the years of schooling on the average income of the metropolitan regions of Brazil: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador and São Paulo from 1995 to 2015. The study assumption is that: more years of population studies, higher will be their average income. The study uses the theory of human capital as a theoretical basis, which informs that the qualification of the workforce is fundamental for the growth of a place. The objective is to measure the effect of years of education, higher than the fundamental level in Brazil, (nine years of schooling) over average income in those metropolitan regions. To do this, it was calculated the relationship of average income in each metropolitan region with that of São Paulo, the highest income in Brazil. The Data come from the National Surveys by Sample of Domicile (PNAD /IBGE). All nominal values were corrected by National Index or Price (IGPA) on 2017 basis. It was used regression analysis in order to estimate elasticity of education impacting relative income in all Metropolitan regions. In general the study showed the confirmation of Human Capital Theory in all metropolitan regions, excepting Belém and Rio de Janeiro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCapital humano como fator de diferenciação entre as regiões metropolitanas do Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrRESUMO: O objetivo do estudo foi avaliar os impactos da relação entre os anos de escolaridade sobre a renda média das regiões metropolitanas do Brasil relativamente à de São Paulo entre os anos de 1995 e 2015. As regiões são: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A suposição do estudo é que quanto mais anos de estudos acima de nove anos da população, maior será sua renda média reativamente à de São Paulo. O estudo utiliza como base a teoria do capital humano, a qual informa que a qualificação da força de trabalho é fundamental para o crescimento de um país. O trabalho emprega os dados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicilio (PNAD/IBGE). As rendas nominais anuais foram corrigidas para valores de 2017 usando como deflator o índice geral de preços (IGPA). No geral o estudo mostrou a confirmação da teoria do capital humano em sete regiões. Belém e Rio de Janeiro foram as exceções.pt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.ptbrCapital Humanopt_BR
dc.subject.ptbrCrescimento Econômicopt_BR
dc.subject.ptbrRendapt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enHuman Capitalpt_BR
dc.subject.enEconomic Growthpt_BR
dc.subject.enIncomept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5498218246827183pt_BR
local.date.available2023-10-
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