Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantiago, Zilsa Maria Pinto-
dc.contributor.authorLima, Maria Raquel do Vale-
dc.date.accessioned2023-11-03T13:44:06Z-
dc.date.available2023-11-03T13:44:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Raquel do Vale. Acessibilidade e mobilidade urbana como condição estratégica de equidade e qualidade de vida das pessoas com deficiência: o caso da linha sul do metrô de Fortaleza. 2023. 386 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Centro de Tecnologia, Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74877-
dc.description.abstractThe right to move around the city safely is a right guaranteed by the 1988 Federal Constitution. In this context, urban mobility and quality accessibility to public transport equipment and services are considered essential factors in guaranteeing the right to come and go and access to the city for people with disabilities. In view of this, based on concerns about the ways in which people with disabilities travel, this study aims to analyze the conditions of access and accessibility for people with disabilities (PwD) to the Fortaleza metro stations and their surroundings, as a way of understanding the current panorama of access and the parameters of accessibility for the inclusion of this population in the metro system, using the South Line of the Fortaleza metro as the spatial focus. The methodological design adopted for this study was divided into four stages. Initially, a literature review was carried out on the main concepts covered. Documentary research then added legal parameters to the analysis by understanding the laws, regulations and plans relating to the subject. In addition, existing official secondary data relevant to the research was mapped and collected. In the third stage, systematic observation and the application of a checklist were carried out along 15 stations on the South Line of the Fortaleza Metro and 23 urban routes on stretches relevant to the use of People with Disabilities, all of which originated at relevant stations, simulating the journey along two different routes. Finally, the data collected was systematized to build the diagnosis. At the end of the analysis, it emerged that the main problems at the stations are related to the failure to update accessibility elements in line with current standards, and along the urban routes the main barriers identified were the lack of accessibility on the sidewalks and the inadequacy of the lowered curbs and crossings.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAcessibilidade e mobilidade urbana como condição estratégica de equidade e qualidade de vida das pessoas com deficiência: o caso da linha sul do metrô de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO direito de transitar pela cidade com segurança é manifesto a todas as pessoas, sendo este um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, a mobilidade urbana e uma acessibilidade de qualidade nos equipamentos e serviços de transporte público coletivo são considerados fatores imprescindíveis para a garantia do direito de ir e vir e o acesso à cidade das Pessoas com Deficiência. Em vista disso, partindo da inquietação sobre os modos de deslocamento da população com deficiência, este trabalho visa realizar uma análise das condições de acesso e acessibilidade de Pessoas com Deficiência (PcD) às estações do metrô de Fortaleza e os seus entornos, como forma de compreender o panorama atual de acesso e dos parâmetros da acessibilidade para inclusão dessa população no sistema metroviário, tendo como recorte espacial a Linha Sul do metrô de Fortaleza. Para este estudo, o desenho metodológico adotado foi dividido em quatro etapas. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura sobre os principais conceitos abordados. Em seguida, a pesquisa documental acrescentou parâmetros legais à análise, através da compreensão de leis, normas e planos relativos ao tema. Além disso, foi realizado o mapeamento e levantamento de dados secundários oficiais existentes e relevantes para pesquisa. Na terceira etapa foi realizada a observação sistemática e a aplicação de checklist ao longo de 15 estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza e 23 percursos urbanos de trechos relevantes para uso de Pessoas com Deficiência, todos tendo como origem estações relevantes, simulando o trajeto por dois percursos diferentes. Por fim, os dados coletados foram sistematizados para a construção do diagnóstico. Apreendeu-se ao final da análise que os principais problemas nas estações estão relacionados a não atualização de elementos de acessibilidade com normas vigentes e ao longo dos percursos urbanos as principais barreiras identificadas foram a falta de acessibilidade nas calçadas e a inadequação das guias rebaixadas e travessias.pt_BR
dc.subject.ptbrMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.ptbrAcessibilidadept_BR
dc.subject.ptbrPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subject.ptbrMetrô de Fortalezapt_BR
dc.subject.enUrban mobilitypt_BR
dc.subject.enAccessibilitypt_BR
dc.subject.enDisabled personspt_BR
dc.subject.enFortaleza subwaypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4762436198129604pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9920573087860921pt_BR
local.date.available2023-08-
Aparece nas coleções:DAUD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_diss_mrdvLima.pdf23,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.