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dc.contributor.advisorOliveira, Christian Dennys Monteiro de-
dc.contributor.authorPereira, Emanuel da Costa-
dc.date.accessioned2023-10-31T10:40:14Z-
dc.date.available2023-10-31T10:40:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPEREIRA, Emanuel da Costa. Marcas patrimoniais da dupla ancestralidade cultural (afro-europeia) do carnaval de Montevidéu/Uruguai, em sua edição 2023. 2023. 90 f. Monografia (Graduação em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74838-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMarcas patrimoniais da dupla ancestralidade cultural (afro-europeia) do carnaval de Montevidéu/Uruguai, em sua edição 2023pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho propõe um estudo documental e virtual sobre as ancestralidades culturais que se manifestam na paisagem patrimonial do Carnaval de Montevidéu, Uruguai. Este tema é justificado por se tratar de uma festa de grande relevância social, econômica, turística, cultural e identitária para a comunidade uruguaia. Ao mesmo tempo, buscou-se observar a influência do Candombe, ritmo de origem africana que virou símbolo da cultura uruguaia, e das murgas, gênero teatral europeu que agrega grande parte das apresentações coletivas. Por princípio, o estudo corrobora com o argumento de que o carnaval, enquanto espaço de encontro para a liberdade individual e coletiva, promove a permanência das memórias populares. Dentre os objetivos alcançados, foram: compreendida a evolução do Carnaval de Montevidéu, a partir da formação da cidade; analisada a política de patrimonialização que a capital institui em torno das celebrações carnavalescas; evidenciada a relevância do Candombe e das murgas enquanto símbolos identitários do país associados à festa; e construído um roteiro de campo, de forma virtual, que permitisse vislumbrar estes elementos patrimoniais manifestados em 2023. Para tanto, o estudo fundamentou-se no conceito de patrimônio cultural para tratar o carnaval como uma construção social e identitária, ao mesmo tempo que serve de atrativo turístico, econômico, religioso e histórico. Seguindo uma metodologia documental, utilizou-se técnicas qualitativas e quantitativas, tanto para a consideração de experiências particulares, quanto para generalidades a respeito dos eventos focados. A primeira parte deste trabalho apresenta o embasamento bibliográfico sobre a Geografia Cultural e o estudo do Turismo Patrimonial, fundamentado nas produções de Oliveira (2018), Brusadin (2012), Ferreira (2021), Nogueira (2008), Silva (2011), Paes (2009), Alfaro (1998), Piñeyúra (2007) e Domínguez (2012). A segunda parte resgata a formação da capital como um pressuposto para a análise sistemática da festa nos dias atuais, considerando a influência da dupla-ancestralidade cultural. Já na terceira parte, é detalhado o roteiro de campo virtual e o mapeamento cognitivo dos principais eventos da festa como produtos subsequentes desta pesquisa. Conclui-se que a patrimonialização do Carnaval de Montevidéu considera os fatores de formação identitária da sociedade uruguaia e a sua interação com o espaço geográfico, este que serviu como palco para o surgimento de manifestações artísticas e teatrais resultantes da interação de diferentes manifestações culturais.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente trabajo propone un estudio documental y virtual sobre los ancestros culturales que se manifiestan en el paisaje patrimonial del carnaval en Montevideo, Uruguay. Este tema se justifica porque es una fiesta de gran relevancia social, económica, turística, cultural e identitaria para la comunidad uruguaya. Al mismo tiempo, se intentó observar la influencia del Candombe, ritmo de origen africano que se convirtió en símbolo de la cultura uruguaya, y de las murgas, género teatral europeo que aglutina gran parte de las presentaciones colectivas. En principio, el estudio corrobora el argumento de que el carnaval, como lugar de encuentro de la libertad individual y colectiva, promueve la permanencia de la memoria popular. Entre los objetivos alcanzados estuvieron: comprender la evolución del carnaval de Montevideo desde la formación de la ciudad; analizar la política de patrimonialización que la capital instituye en torno a los festejos carnavalescos; destacando la relevancia del Candombe y las murgas como símbolos de identidad del país asociados a la fiesta; y se construyó un guión de campo, de manera virtual, que permitió vislumbrar estos elementos patrimoniales manifestados en el 2023. Para ello, el estudio se basó en el concepto de patrimonio cultural para tratar el carnaval como una construcción social e identitaria, al mismo tiempo que sirve como atractivo turístico, económico, religioso e histórico. Siguiendo una metodología documental, se utilizaron técnicas cualitativas y cuantitativas, tanto para la consideración de experiencias particulares como para generalidades respecto de los hechos focalizados. La primera parte de este trabajo presenta la base bibliográfica sobre la Geografía Cultural y el estudio del Turismo Patrimonial, a partir de las producciones de Oliveira (2018), Brusadin (2012), Ferreira (2021), Nogueira (2008), Silva (2011), Paes (2009), Alfaro (1991), Piñeyúra (2007) y Domínguez (2012). La segunda parte rescata la formación del capital como requisito previo para el análisis sistemático del partido en la actualidad, considerando la influencia del dualismo cultural. En la tercera parte, se detallan como productos posteriores de esta investigación el guión de campo virtual y el mapeo cognitivo de los principales eventos del partido. Se concluye que la patrimonialización del carnaval de Montevideo considera los factores de formación de la identidad de la sociedad uruguaya y su interacción con el espacio geográfico, que sirvió de escenario para el surgimiento de manifestaciones artísticas y teatrales resultantes de la interacción de diferentes manifestaciones culturales.pt_BR
dc.subject.ptbrCarnaval de Montevidéupt_BR
dc.subject.ptbrPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.ptbrAncestralidadespt_BR
dc.subject.ptbrCandombept_BR
dc.subject.ptbrMurgapt_BR
dc.subject.esCarnaval de Montevideopt_BR
dc.subject.esPatrimonio culturalpt_BR
dc.subject.esAscendenciaspt_BR
dc.subject.esCandombept_BR
dc.subject.esMurgapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4805286062128240pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8025-2045pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6672867433887720pt_BR
local.date.available2023-10-30-
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