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dc.contributor.authorScharf, Edson Roberto-
dc.contributor.authorRosa, Célio Paulo-
dc.contributor.authorOliveira, Denise-
dc.date.accessioned2014-02-25T17:45:54Z-
dc.date.available2014-02-25T17:45:54Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSCHARF, E. R.; ROSA, C. P.; OLIVEIRA, D. Os hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolar. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 48-60, jan./jun. 2012pt_BR
dc.identifier.issn2178-9258-
dc.identifier.issn1678-2089-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7480-
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify if the acquisition of knowledge about sustainability for Y and Z generations occurs in family or school contexts. Characterized as quantitative and descriptive, this study used a questionnaire adapted from Bhattacharya; Korschun; Sen (2009). Students of high school and graduation courses from two campi of federal institutes,located in Santa Catarina and Rio Grande do Sul, participated in this study. The main results showed that Y and Z generations emphasize, respectively, school and family as responsible for teaching sustainability; that for both generations the family is better able to teach the topic of sustainability; and both Y and Z generations understand that examples of good practices related to sustainability must come from the school. The fi ndings allow to suggest that the acquisition of knowledge about sustainability in family and school contexts may be important precedent in consumer habits and that organizations should develop communication with the market in order to favor a proper construction of purchase and consumption process, current and future.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherJosé Carlos Lázaro da Silva Filhopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleOs hábitos de consumo das gerações y e z: a dimensão ambiental nos contextos familiar e escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho foi identifi car se a aquisição do conhecimento sobre sustentabilidade pelas gerações Y e Z ocorre no contexto familiar ou no escolar. Classifi cado como quantitativo, de caráter descritivo, o estudo se valeu de questionário adaptado de Bhattacharya; Korschun; Sen (2009). Participaram estudantes dos cursos de nível médio e superior de dois campi de institutos federais, localizados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os resultados principais mostraram que as gerações Y e Z enfatizam, respectivamente, a escola e a família como responsáveis pelo ensino de sustentabilidade; que para ambas as gerações a família tem mais condições de ensinar o tema sustentabilidade; que as duas gerações entendem que os exemplos de boas práticas relacionadas à sustentabilidade devem vir da escola. As conclusões permitem sugerir que a aquisição de conhecimento sobre sustentabilidade nos contextos familiar e escolar pode ser importante precedente para hábitos de consumo e que as organizações devem desenvolver comunicação ao mercado, que favoreça a construção adequada de processos de decisão de compra e consumo, atuais e futuros.pt_BR
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