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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Ingrid Teixeira-
dc.contributor.authorMelo, Diogo Nazareno Almeida de-
dc.date.accessioned2023-10-25T18:59:49Z-
dc.date.available2023-10-25T18:59:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMELO, Diogo Nazareno Almeida de. UX.br: um modelo de maturidade de experiência de usuário para aplicações governamentais. 2023. 186 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Programa de Pós-Graduação em Computação, Quixadá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74790-
dc.description.abstractElectronic government (e-gov) is implemented in many countries as a way to improve and/or increase the efficiency and effectiveness of service delivery in the public sector. Despite advances, many government agencies face challenges when implementing e-government. One of the challenges concerns designing applications that meet the needs of citizen users while there is a low level of adoption of e-government services by citizens. The suggested quality of use, in interactive computer systems, that represents a good interaction between users and the products they use is the User Experience (UX), which concerns a person’s perceptions and reactions that result from the use or anticipated use of a product, system or service. One of the current challenges in the field of UX Design is precisely the institutionalization of UX, specifically at the government level. Just as governments need maturity models for their most effective implementation, they also need a UX eye for their software development projects. Many maturity models related to UX and usability have been proposed in the last decades, however these focus on describing the current maturity of an organization, not helping the organization to advance to the next stage. Another point that deserves attention is that the UX maturity models were designed for organizations in general, without a specific focus on e-government. And finally, these models are not specifically intended for Brazilian governments, in the most diverse areas (health, education, finance, etc). In this sense, this work has the general objective of helping government organizations to increase their UX maturity by proposing a maturity model more focused on Brazilian UX and e-government. For this, we did a bibliographical research and investigated the current state of some Brazilian government agencies in relation to the adoption of UX in their projects. Then we proposed a UX maturity model for government institutions. Finally, we carried out action research in a Brazilian government organization to evaluate the proposed model.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUX.br: um modelo de maturidade de experiência de usuário para aplicações governamentaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO governo eletrônico (e-gov) é implementado em muitos países como forma de melhorar e / ou aumentar a eficiência e eficácia da prestação de serviços no setor público. Apesar dos avanços, muitas agências governamentais enfrentam desafios significativos quando implementam o governo eletrônico. Um dos desafios diz respeito a projetar aplicações que atendam as necessidades dos usuários cidadãos ao mesmo tempo que ocorre um baixo nível de adoção de serviços de governo eletrônico pelos cidadãos. O critério de qualidade de uso, em sistemas computacionais interativos, que representa uma boa interação entre usuários e os produtos que eles utilizam é a Experiência do Usuário (UX), a qual diz respeito às percepções e reações de uma pessoa que resultam do uso ou utilização prevista de um produto, sistema ou serviço. Um dos desafios atuais no campo do Design de UX é justamente a institucionalização da UX, especificamente em nível governamental. Assim como os governos precisam de modelos de maturidade para sua implementação mais eficaz, estes também precisam de um olhar de UX para seus projetos de desenvolvimento de software. Muitos modelos de maturidade relacionados a UX e usabilidade foram propostos nas últimas décadas, porém estes se concentram em descrever o estágio atual de maturidade de uma organização, não ajudando a organização a avançar para o próximo estágio. Outro ponto que merece atenção é que os modelos de maturidade de UX foram concebidos para organizações em geral, sem o foco específico em governo eletrônico. E por fim, esses modelos não se destinam especificamente aos governos do Brasil, nas mais diversas áreas (saúde, educação, financeiro, etc). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral ajudar as organizações governamentais a aumentar sua maturidade de UX ao propor um modelo de maturidade mais voltado para UX e governo eletrônico brasileiros. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica e investigamos qual o estado atual de algumas agências governamentais brasileiras em relação a adoção de UX em seus projetos. Depois propusemos um modelo de maturidade de UX para instituições de governo. Por fim, realizamos uma pesquisa-ação em uma organização governamental brasileira para avaliar o modelo proposto.pt_BR
dc.subject.ptbrGoverno eletrônicopt_BR
dc.subject.ptbrExperiência do usuáriopt_BR
dc.subject.ptbrMaturidade de e-govpt_BR
dc.subject.enElectronic governmentpt_BR
dc.subject.enUser experiencept_BR
dc.subject.enE-gov maturitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5468-0724pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6835701169389233pt_BR
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