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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaulino, Antonio George Lopes-
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Aparecida Fernandes-
dc.contributor.authorVieira, Patricia Macedo-
dc.contributor.authorRodrigues, Karliana Fernandes-
dc.date.accessioned2023-10-25T18:37:32Z-
dc.date.available2023-10-25T18:37:32Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ana Aparecida Fernandes; VIEIRA, Patricia Macedo; RODRIGUES, Karliana Fernandes. As rezadeiras e sua importância cultural para a disciplina de arte, cultura, expressão corporal e espiritualidade indígena. 2023. 59 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indigena) - Curso de Licenciatura Intercultural Indigena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Novo Oriente, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74788-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs rezadeiras e sua importância cultural para a disciplina de arte, cultura, expressão corporal e espiritualidade indígenapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisa aspectos relacionados à educação indígena, tendo como finalidade refletir sobre a educação diferenciada, sendo que o foco é “As rezadeiras e sua importância cultural para a disciplina de arte, expressão corporal, cultura e espiritualidade indígena”. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem nas pesquisas teóricas e em conhecimentos prévios sobre a temática. O texto está dividido em cinco tópicos, O primeiro trata-se da introdução que faz um breve apanhado de tudo que foi discutido, no tópico dois faz menção a história de cada autora deste trabalho, onde contam a sua história, o terceiro fala da contextualização histórica da educação dos povos indígenas, onde busca conta um pouco sobre como ocorreu a educação destinadas aos povos indígenas do Brasil no decorrer da história levando em consideração as questões legais, a história do movimento indígena no município de Novo Oriente e as lutas travadas pelos povos indígenas por uma educação diferenciada e de qualidade. Já o tópico quatro fala da conquista dos povos nativos do estado Ceará com a disciplina de arte, expressão corporal, cultura e espiritualidade indígena, pois passou a fazer parte da sua grade curricular uma disciplina que permitia a valorização e a preservação da cultura manifestada em cada aldeia. No quinto tópico é retratado a importância das rezadeiras para a disciplina de arte, expressão corporal, cultura e espiritualidade indígena, pois essa temática abrange uma diversidade de assuntos imensa, além de mostrar para os alunos os conhecimentos de vida destas pessoas dotadas de dons e sabedoria. Por fim, no tópico seis é exposto a importância das rezadeiras para a disciplina voltada para as tradições indígenas, além de retomar os objetivos e apresenta uma reflexão acerca da temática abordada.pt_BR
dc.subject.ptbrRezadeiraspt_BR
dc.subject.ptbrEducação diferenciadapt_BR
dc.subject.ptbrPreservação culturalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4028663348087610pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9287-1801pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9438816902023564pt_BR
local.date.available2023-10-25-
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