Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74749
Tipo: TCC
Título: O ensino da geografia feminista para a construção de uma formação cidadã: relato de experiência
Autor(es): Souza, Mayra Beatriz Arruda de
Orientador: Oliveira, Alexandra Maria de
Palavras-chave em português: Ensino de Geografia;Geografia Feminista;Cidadania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Mayra Beatriz Arruda de. O ensino da geografia feminista para a construção de uma formação cidadã: relato de experiência. 2023. 93 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A Geografia Feminista, corrente de pensamento da Geografia Humanística, apresenta as questões de gênero como um tema de estudo para a compreensão das diversas opressões sofridas pelas mulheres, ao longo das civilizações e sociedades existentes. Dessa forma, dentro do ambiente escolar, pode contribuir, sobretudo, na desconstrução de preconceitos reforçados no cotidiano dos alunos. Assim, para que haja respeito para com as mulheres hoje e futuramente é preciso repensar na cidadania a qual estamos submetidos. O objetivo geral foi realizar o ensino de Geografia a partir da ótica Feminista, e os objetivos específicos foram: compreender de como os alunos se enxergam e se identificam na perspectiva de gênero; identificar as contradições que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito às limitações sobre as questões de gênero; refletir sobre os desafios e possibilidades no ensino da Geografia Feminista dentro da escola. A escolha da escola se deu porque sou professora temporária no município de Pacatuba-ce, sendo assim, a EEMTI Desembargador Raimundo de Carvalho Lima, o locus da pesquisa. A metodologia do trabalho deu-se de forma qualitativa, a partir do desenvolvimento de um referencial bibliográfico, com documentos norteadores da educação brasileira e da ciência geográfica, autores da Geografia Feminista como: Rose, McDowell, Valentine, Ornat, Silva, Ratts, Massey e outros. Ainda, foram realizadas entrevistas com 3 professoras de diferentes áreas do conhecimento, sendo estas mantidas em anonimato. E alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, os quais na pesquisa também foram mantidos em anonimato, sendo identificados apenas pela série ou turma da qual faziam parte. Do mesmo modo, foram realizadas pesquisa de campo, etapa de diagnóstico, na etapa final da pesquisa foram desenvolvidas roda de conversa, planejamento de aulas, trabalhos e provas e aplicação de intervenções para e com os alunos. Por fim, a ciência geográfica pode promover e instigar a cidadania de jovens escolares.
Abstract: Feminist Geography, a branch of Humanistic Geography, presents gender issues as a subject of study for understanding the various oppressions suffered by women throughout civilizations and existing societies. In this way, the school environment can contribute, above all, to the deconstruction of prejudices reinforced in students' daily lives. Therefore, in order to have respect for women today and in the future, it is necessary to rethink the citizenship to which we are subjected. The general objective was: to teach Geography from a feminist perspective, and the specific objectives were: understand how students see and identify themselves from a gender perspective; identify the contradictions that permeate the school environment with regard to limitations on gender issues; reflect on the challenges and possibilities in the teaching of Feminist Geography within the school. The choice of the school was made because I am a temporary teacher in the city Pacatuba-Ce, therefore, EEMTI Desembargador Raimundo de Carvalho Lima was the locus of the research. The methodology of the work was qualitative, based on the development of a bibliographic reference, with guiding documents of Brazilian education and Geographic science, authors of Feminist Geographic such as: Rose, McDowell, Valentine, Ornat, Silva, Ratts, Massey and others. In addition, interviews were conducted with 3 teachers from different areas of knowledge, who remained anonymous. And students from the 1st and 2snd grades of High School, who in the research were also kept anonymous, being identified only by the grade or class of which they were part. In the same way, field research was carried out, the diagnosis stage, and in the final stage of the research, conversation circles, lesson planning, assignments and tests, and the application of interventions for and with the students were developed. Finally, Geographic science can promote and instigate the citizenship of young students.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74749
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0005-6095-6359
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2173304229104631
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-1698-5436
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5468866578628283
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_mbasouza.pdf12,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.