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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.organizerJesus, Leandro Santos Bulhões de-
dc.contributor.organizerRibard, Franck Pierre Gilbert-
dc.date.accessioned2023-10-20T16:08:00Z-
dc.date.available2023-10-20T16:08:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationJESUS, Leandro Santos Bulhões de; RIBARD, Franck Pierre Gilbert. (org.). Fortaleza: Imprensa Universitária, 2023. 204p. (Coleção Estudos da Pós- graduação)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74716-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherImprensa Universitáriapt_BR
dc.relation.ispartofseriesColeção Estudos da Pós- graduação;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNós na universidadept_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbro 1.º Simpósio Nós na Universidade: Povos Tradicionais, Educação e Políticas Públicas,1 realizado de forma remota de 8 a 10/12/2021, na Universidade Federal do Ceará, foi um sucesso!2 Contou com uma frequência on-line de cerca de mil pessoas nas rodas de conversa e outras dezenas nos minicursos ministrados, revelando um público entusiasmado com os temas taratados. As gravações das rodas de conversa estão disponíveis no canal do YouTube do Programa de Pós- Graduação em História,3 e, por meio deste livro, ampliamos as possibilidades de desdobramentos dos debates realizados pelos participantes e organizadoras/es do simpósio. Se nas universidades o conhecimento por escrito ainda é hegemônico, investimos na sistematização das ideias também no formato de livro, apostando na sedimentação das questões importantes abordadas. É coisa feita! E estamos muito felizes em apresentar este e-book, realizado de forma coletiva e com muitas mãos... negras, indígenas, quilombolas, ciganas, brancas, de professores e estudantes, de lideranças de povos tradicionais, de sacerdotes de religiões de matrizes africanas... Este livro é então um mosaico, contando com participações diversas sária participação e permanência dos povos tradicionais no âmbito da universidade pública e da educação superior, em particular. Além disso, também empreende uma discussão ampla sobre direito à educação, considerando o papel do Estado no cumprimento de marcos normativos conquistados, bem como o reconhecimento de soberanias intelectuais, autonomias e autogestão que os povos têm, apesar das forças de controle do Estado-nação. Com o título “Nós na universidade”, pretendíamos problematizar tanto os entraves que historicamente constituem essa instituição, a partir da imagem de linhas enlaçadas, amarradas, aparentemente encerradas que o “nó” sugere, quanto os impactos da entrada de novos sujeitos dentro desses espaços, o “nós”, terceira pessoa do plural, coletivo.pt_BR
dc.subject.ptbrPovos indígenaspt_BR
dc.subject.ptbrQuilombolaspt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
local.date.available2023-10-20-
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