Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViana Júnior, Gerardo Silveira-
dc.contributor.authorSantos, João Victor Miranda Leão dos-
dc.date.accessioned2023-10-19T19:46:31Z-
dc.date.available2023-10-19T19:46:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, João Victor Miranda Leão dos. Educação Sonora através da programação sônica : o desenvolvimento da criatividade e escuta mediado por composição algorítmica. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74702-
dc.description.abstractMurray Schafer, a contemporary music educator, drew attention to the fact that creation is often not the main focus of music classes. In the context of elementary schools in the state of Ceará (Brazil), it is not only uncommon for creativity to receive the proper attention, but there are also traditional approaches that mainly focus on Music History, Music Theory, and/or score reading. Furthermore, it is rare for elementary school music students to have digital tools for composition during the teaching-learning process. Seymour Papert, the creator of Constructionism, stated that the best way to learn is through creative processes and that computer programming is an excellent tool for translating students' abstract thinking into something concrete, stimulating creativity and logical thinking. The aim of this study was to understand how an approach based on the principles of Sound Education and Constructionism can stimulate creativity and listening skills of secondary school students. To achieve this, the participants were challenged to create soundscapes through computer programming. Musical composition mediated by programming has been the subject of recent studies, although they still represent a small number. Using a triangular approach, the development of creativity and listening skills was observed in five subjects. All the evidence pointed to a significant stimulus for the development of creativity and expanded, sensitive, and conscious listening. However, feedback from participants through group discussion highlighted aspects that could be improved in future practices. It was concluded that the creation of soundscapes mediated by sonic coding (or algorithmic composition), under a constructionist approach, stimulates the development of both skills.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação Sonora através da programação sônica: o desenvolvimento da criatividade e escuta mediado por composição algorítmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMurray Schafer, educador musical contemporâneo, chamou a atenção para o fato de que a criação geralmente não é o principal foco das aulas de Música. No contexto das escolas de Ensino Básico do estado do Ceará, não apenas é incomum que a criatividade receba a devida atenção, como também são observadas abordagens tradicionais que focam principalmente na História da Música, na Teoria Musical e/ou na leitura de partituras. Ademais, é raro que os estudantes de Música do Ensino Básico tenham acesso a ferramentas digitais para composição durante o processo de ensino-aprendizagem. Seymour Papert, idealizador do Construcionismo, afirmava que a melhor forma de aprender é por meio de processos de criação e que a programação computacional é uma excelente ferramenta para concretizar o pensamento abstrato dos estudantes, estimulando a criatividade e o pensamento lógico. Este estudo teve como objetivo compreender de que forma uma abordagem baseada nos princípios da Educação Sonora e do Construcionismo pode estimular a criatividade e a habilidade de escuta de estudantes do Ensino Médio. Para tal, os sujeitos envolvidos foram desafiados a criar paisagens sonoras através de programação computacional. A composição musical mediada por programação tem sido alvo de estudos recentes, embora ainda representem um número pequeno. Por meio de uma abordagem triangular, observou-se o desenvolvimento da criatividade e da escuta de cinco participantes. Todas as evidências apontaram para um estímulo significativo no desenvolvimento da criatividade e de uma escuta ampliada, sensível e consciente. Entretanto, a devolutiva dos participantes através de discussão em grupo destacou aspectos que poderão ser aprimorados em práticas futuras. Concluiu-se que a criação de paisagens sonoras mediada por programação sônica (ou composição algorítmica) sob uma abordagem construcionista estimula o desenvolvimento de ambas as habilidades.pt_BR
dc.subject.ptbrProgramação Sônicapt_BR
dc.subject.ptbrConstrucionismopt_BR
dc.subject.ptbrPaisagem Sonorapt_BR
dc.subject.enSonic codingpt_BR
dc.subject.enListeningpt_BR
dc.subject.enConstructionismpt_BR
dc.subject.enSound Educationpt_BR
dc.subject.enCreativitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1269248603921812pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3713032970984293pt_BR
local.date.available2023-10-19-
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_jvmldsantos (1).pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.