Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/746
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFreyer, Jonathan-
dc.date.accessioned2011-09-19T13:37:31Z-
dc.date.available2011-09-19T13:37:31Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationFREYER, Jonathan. O Brasil visto pela imprensa européia: brasilianismo, samba e o BRICS. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 40, n. 1, p. 99-106, 2009.pt_BR
dc.identifier.issnBL 0041-8862-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/746-
dc.descriptionFREYER, Jonathan. O Brasil visto pela imprensa européia: brasilianismo, samba e o BRICS. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 40, n. 1, 2009, p. 99 - 106pt_BR
dc.description.abstractThe author analizes the manner in which Brazil is shown in the European media which he calls Brazilianism. Together with Brazilianism Fryer associates the distortion of Brazilian reality to the European public – Brazil is shown as exotic and backward – but also is a negative influence on the way the Brasilians themselves. In the authors own words, “Brazilianism reinforces the undeniable self-perception amongst many Brazilians that the country is incurably handicapped by various aspects of its culture and society, which prevent it entering the top rank of world nations”. Ending up he judges that this image of Brazil is changing in Europe.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercepção social – Brasilpt_BR
dc.subjectNotícias internacionais – Brasilpt_BR
dc.subjectBrasil - Notícias internacionais – Europapt_BR
dc.subjectRealidade brasileira - Imprensa – Europapt_BR
dc.subjectPercepção social – Brasilpt_BR
dc.subjectRepresentação Mentalpt_BR
dc.subjectAutopercepcao – Brasilpt_BR
dc.subjectBrasil - Imagem corporativapt_BR
dc.titleO Brasil visto pela imprensa européia: brasilianismo, samba e o BRICSpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO autor aborda a maneira como o Brasil é mostrado pela mídia européia, o que denomina Brasilianismo. Ao Brasilianismo Fryer associa não só a distorção da realidade brasileira para o público europeu – o Brasil é interpretado como exótico e atrasado –, mas, também, uma influência negativa sobre o modo como se vêem os próprios brasileiros. Nas palavras do autor, “o Brasilianismo reforça a inegável autopercepção entre muitos brasileiros de que o país é incuravelmente limitado sob vários aspectos culturais e sociais, o que o impede de entrar para o topo do ranking das nações do mundo”. Finalizando, considera que essa imagem do Brasil na Europa está mudando.pt_BR
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
200_art_JFREYER.pdf113,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.