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Tipo: TCC
Título: O uso das plantas medicinais para a cura das doenças da aldeia e sua relação com o trabalho das benzedeiras e rezadeiras na tradição indígena Tapeba, Potyguara e Tabajara
Autor(es): Silva Filho, Geraldo Barbosa da
Oliveira, Maria do Socorro Feitosa de Souza
Lemos, Maria Fabiana Martins
Orientador: Sousa, Carlos Kleber Saraiva de
Palavras-chave em português: Medicina tradicional;Plantas medicinais;Tradição indígena;Cura de doenças
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: SILVA FILHO, Geraldo Barbosa da; OLIVEIRA, Maria do Socorro Feitosa de Souza; LEMOS, Maria Fabiana Martins. O uso das plantas medicinais para a cura das doenças da aldeia e sua relação com o trabalho das benzedeiras e rezadeiras na tradição indígena Tapeba, Potyguara e Tabajara. 2023. 30 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indigena) - Curso de Licenciatura Intercultural Indigena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Desde os tempos dos nossos antepassados que os usos das plantas medicinais estão presentes no cotidiano das aldeias, sobretudo para a cura das doenças do corpo, fosse uma simples dor de cabeça ou mesmo uma inflamação no dente, recorria-se sempre as ervas cuja manipulação era repassada de geração para geração exclusivamente pela tradição oral. Assim, nossos pais aprenderam com nossos avós, que aprenderam com nossas tataravós e dessa forma o conhecimento e as técnicas corretas de manipulação dos chás, das infusões e da dosagem correta a ser tomada fazem parte do saber e por que não dizer da ciência das populações indígenas aqui do Ceará. Apesar de atualmente termos um serviço de atenção à saúde indígena, na maioria das aldeias através dos postos de saúde e das equipes multidisciplinares que atuam no atender as populações indígenas, ainda assim, o tratamento com ervas, raízes, cascas de árvores são utilizadas até os dias atuais. Não menos importante que isso, ainda utilizamos o trabalho da rezadeiras e benzedeiras são acionados quando os remédios distribuídos no posto não funcionam, isso significa dizer em nossa tradição indígena que a doença da pessoa não é do corpo e sim espiritual (um quebranto, um vento caído, ou até mesmo uma carga de energia negativa, que se costuma dizer que a pessoa está carregada). [...]
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74651
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0009-0007-3093-0355
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7907975890953015
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC

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