Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74650
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão | - |
dc.contributor.author | Paiva, Marinara Nobre | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T12:58:49Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11T12:58:49Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, M. N. Entre trabalho remoto e presencial: um estudo sobre a temporalidade de professoras do ensino superior. 2023. 87 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas. Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74650 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to analyze the temporality of higher education teachers' experience in remote work and face-to-face work. It is assumed that the covid-19 pandemic increased the overload of productive and reproductive work, as well as intensified the stress of teachers due to the remote work modality. In this way, when considering time as the main category of the study, it is believed that time is gendered, that is, it is managed differently for men and women due to the sexual division of labor. The research was developed based on the principles of Lev's Historical-Cultural Psychology method. S. Vygotsky. Eight professors from a Higher Education Institution (HEI) in the State of Ceará participated in the study. As a data collection instrument, the participants were asked to build a calendar through a semi-structured interview. Data were analyzed based on Gonzalez-Rey's constructive-interpretative analysis. Thus, it was noticed that most higher education teachers were overwhelmed by productive work in a pandemic context. This occurred due to the inadequacy of work activities in the domestic sphere and the intensification and precariousness of work. The reproductive activities of caring for the children and the house also occupied part of the teachers' temporality. Their work routines went beyond the formal workload due to the confluence of productive and reproductive work throughout the day. In this sense, being in social isolation gave a false feeling of having more time. Upon returning to face-to-face activities, a double demand for work was noted for activities started in the remote period that had to be continued in this resumption. Technological tools left traces of work intensification and surpassed the dimensions of working and non-working time in the teachers' reality. The teachers' working time was made possible by outsourcing domestic activities to other women for pay, which also had repercussions on free time and self-care. It is concluded that the temporality of most participants was measured by the sexual division of work, precariousness and work overload in ERE times, which reduced the possibilities of enjoying free/leisure time. When resuming face-to-face activities, it was possible, by delegating paid reproductive work and by the age of the children. The experiences were different according to the race, class, age of the children and sexual orientation of the participants. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre trabalho remoto e presencial: um estudo sobre a temporalidade de professoras do ensino superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem o objetivo de analisar a temporalidade da vivência de professoras do ensino superior no trabalho remoto e no trabalho presencial. Parte-se do pressuposto que a pandemia de covid- 19 potencializou a sobrecarga de trabalho produtivo e reprodutivo, bem como intensificou o estresse das docentes em decorrência da modalidade de trabalho remoto. Desta maneira, ao considerar o tempo como categoria principal do estudo, acredita-se que o tempo é gendrificado, isto é, é gerido de maneira diferente para homens e mulheres por conta da divisão sexual do trabalho. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos princípios do método da Psicologia Histórico-Cultural de Lev. S. Vygotsky. Participaram do estudo oito docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado do Ceará. Enquanto instrumento de coleta de dados, foi proposto às participantes a construção de um calendário por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da análise construtiva-interpretativa de Gonzalez-Rey. Assim, percebeu-se que a maioria das docentes do ensino superior estavam sobrecarregadas pelo trabalho produtivo em um contexto pandêmico. Isso ocorreu pela inadequação das atividades laborais no âmbito doméstico e pela intensificação e precarização do trabalho. As atividades reprodutivas de cuidado aos filhos e à casa também ocuparam parte da temporalidade das professoras. Suas rotinas laborais extrapolavam a carga horária formal de trabalho por conta da confluência entre trabalho produtivo e reprodutivo. Nesse sentido, estar em isolamento social imprimia uma falsa sensação de ter mais tempo. No retorno às atividades presenciais, uma dupla demanda de trabalho foi notada por atividades iniciadas no período remoto que tiveram de ser continuadas nesta retomada. As ferramentas tecnológicas deixaram resquícios da intensificação laboral e ultrapassaram as dimensões do tempo de trabalho e não-trabalho na realidade das docentes. O tempo de trabalho das professoras foi possibilitado pela terceirização de atividades domésticas a outras mulheres de forma remunerada, o qual também repercutiu no tempo livre e de autocuidado. Conclui-se que a temporalidade da maioria das participantes foi metrificada pela divisão sexual do trabalho, precarização e sobrecarga laboral em tempos ERE, o que diminuiu as possibilidades do gozo do tempo livre/ócio. Na retomada das atividades presenciais, foi possível usufruir do tempo livre pela delegação do trabalho reprodutivo remunerado e pela especificidade da idade dos filhos. As vivências foram diferentes conforme a raça, classe, idade dos filhos e orientação sexual das participantes. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Professoras do ensino superior | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Gênero | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Temporalidade | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Reprodução social | pt_BR |
dc.subject.en | higher education teachers | pt_BR |
dc.subject.en | gender | pt_BR |
dc.subject.en | covid-19 | pt_BR |
dc.subject.en | temporality | pt_BR |
dc.subject.en | social reproduction | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4084-5289 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3568578397107591 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9289-845X | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8266089190930601 | pt_BR |
local.date.available | 2023 | - |
Aparece nas coleções: | MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_mnpaiva.pdf | 474,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.