Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Sandra Maria dos-
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Carvalho da-
dc.date.accessioned2023-10-06T17:01:21Z-
dc.date.available2023-10-06T17:01:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Ricardo Carvalho da. Gastos em educação básica e desempenho na área de matemática com base nos dados do PISA no período 2003 a 2018. 58 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74610-
dc.description.abstractEducation is a duty of the Brazilian country, and the Brazilian Constitution establishes mechanisms for the performance and accountability of the three executive units (Union, states, and municipalities), mechanisms related to the management and funding of education. Studies reveal the importance of public spending to promote better performance in basic education. Considering the premise that a population which have most of its investments in education, would probably have a better possibility of having the best performances in educational tests. As the mathematics is fundamental in the individual's educational formation, besides being a course that will accompany him in all areas of his personal and professional life, the general objective of this study is to analyze the relationship between Brazilian public spending on basic education and performance in mathematics of Brazilian students from 2003 to 2018. This research is descriptive, documental, and quantitative in nature, based on secondary data, with the Program for International Student Assessment (PISA) as the main source of data. As a result of that, it can notice that the correlation is positive and active, showing that bigger investments in education yields a better return in school performance, however, it stands out that not only a increase in investments is enough to obtain better accomplishments, it must be done some researches on other variables including extracurricular.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGastos em educação básica e desempenho na área de matemática com base nos dados do PISA no período 2003 a 2018pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação é um dever do Estado, e a Constituição Brasileira institui mecanismos para a atuação e responsabilização das três unidades executivas (União, estados e municípios), mecanismos estes relacionados à administração e financiamento da educação. Estudos revelam a importância dos gastos públicos para promoção de melhores desempenho na educação básica. Parte-se da premissa que uma população que tem maiores investimentos na área da Educação tem a possibilidade de ter melhores desempenhos em testes educacionais. E sendo a área de matemática basilar na formação educacional do indivíduo, além de ser uma disciplina que o acompanhará em todas as áreas de sua vida pessoal e profissional, tem se como objetivo geral desse estudo analisar a relação entre os gastos públicos brasileiros na educação básica e o desempenho na área de matemática dos estudantes brasileiros no período 2003 a 2018. Esta pesquisa é de natureza descritiva, documental e quantitativa, fundamentada em dados secundários, tendo como principal fonte de dados o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Como resultado verifica-se que a correlação é positiva e forte indicando que maiores gastos em educação acarretam um retorno maior em desempenho escolar, porém, destaca-se que somente o aumento nos gastos não são suficientes para a obtenção de melhores desempenhos necessitando o estudo de outras variáveis, inclusive extra- escolarespt_BR
dc.subject.ptbrGastos públicos em educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrPISApt_BR
dc.subject.ptbrletramento matemáticopt_BR
dc.subject.enPublic spending in educationpt_BR
dc.subject.enPublic spending in educationpt_BR
dc.subject.enmathematical literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8515-9146pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0740161704624013pt_BR
local.date.available2023-10-
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_rcsilva.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.