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dc.contributor.authorVegini, Genésio-
dc.contributor.authorLeite, André Luis-
dc.contributor.authorFiates, Gabriela Gonçalves-
dc.date.accessioned2014-02-25T17:37:08Z-
dc.date.available2014-02-25T17:37:08Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationVEGINI, G.; LEITE, A.L.; FIATES, G.G. Desempenho competitivo da WEG: uma análise à luz da adaptação estratégica. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 39-53, jul./dez. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2178-9258-
dc.identifier.issn1678-2089-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7458-
dc.description.abstractThe main goal of this paper is to analyze the competitive performance of WEG Company, taking into consideration the macroeconomical scenario, between 1990 and 2002, and WEG’s strategic adaptation process. Firstly, we discuss, in a theoretical way, the concepts of competitiveness and strategic adaptation. We show in this paper that the company’s strategies, during the period, especially regarding its internationalization process, were responsible for achieving a long-time competitive advantage. In moments when the macroeconomical environment was not favorable, the company was able to achieve a good performance due to investments in innovation and quality. So, we characterize the company’s competitive performance as due to its past strategies, which enabled the company to defend itself against an adverse macroeconomical scenario.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherJosé Carlos Lázaro da Silva Filhopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho industrialpt_BR
dc.subjectEstratégia e competitividadept_BR
dc.titleDesempenho competitivo da WEG: uma análise à luz da adaptação estratégicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem o objetivo de analisar o desempenho competitivo do Grupo WEG, com ênfase em seu processo de adaptação estratégica em relação às variáveis macroeconômicas. Para isso, discute-se, primeiramente, o referencial teórico básico para a análise pretendida, abordando a competitividade e a adaptação estratégica. Como procedimento metodológico, adota-se a estratégia do “estudo de caso longitudinal”. A coleta de dados foi baseada em estudo documental e em entrevistas semiestruturadas, e a descrição de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Mostra-se no trabalho que as estratégias da empresa, em especial as referentes ao seu processo de internacionalização, consolidaram uma vantagem competitiva de longo prazo. Mesmo em momentos quando o cenário macroeconômico era desfavorável, a empresa foi capaz de atingir bons resultados em virtude de investimentos em inovação e qualidade.pt_BR
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