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dc.contributor.advisorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorAvelar, Amanda Carla Silva-
dc.date.accessioned2023-10-02T15:35:13Z-
dc.date.available2023-10-02T15:35:13Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationAVELAR, Amanda Carla Silva. As consignas em livros didáticos de português língua de acolhimento. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74546-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs consignas em livros didáticos de português língua de acolhimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAprender uma nova língua é um processo complexo e sua complexidade se intensifica quando se trata do contexto de ensino e aprendizagem de uma língua de acolhimento, pois os aprendizes estão em situação de refúgio e precisam se comunicar de maneira rápida e efetiva. Para auxiliar nesse processo, o livro didático assume um papel importante, motivo pelo qual ele precisa estar adequado às necessidades e aos objetivos do público­-alvo. Nosso objetivo, nesta pesquisa, é discutir o espaço do livro didático no ensino e aprendizagem de português língua de acolhimento (doravante, PLAc). Nesse contexto, situamo­-nos na Linguística Aplicada, em uma perspectiva crítica (Rajagopalan, 2006, 2007) e alinhamo­-nos aos pensamentos sobre a autonomia (Freire, 1996) para refletir sobre a questão apresentada. Para as análises das consignas, alinhamo-­nos aos estudos de Riestra (2004, 2008) e ao conceito de interação didática (Cicurel, 2020). Os dados analisados são dos livros Portas Abertas e Português do Brasil para refugiados e refugiadas: Pode Entrar. Também foram importantes a compreensão do propósito comunicativo do gênero a partir dos conceitos de texto, contexto de produção e conteúdo temático (Bronckart, 1999); assim como textualização e semântica dos verbos dessas consignas segundo o Conselho da Europa (2001) e os estudos de Costa e Taño (2017). Trata-­se de uma pesquisa qualitativa, com método indutivo, do tipo explicativa. Observou-­se que os verbos utilizados, em sua maioria, no modo imperativo, indicam preenchimento de lacunas, desvinculados à produção de gêneros textuais e muitas atividades destinadas à produção escrita não apresentavam verbos ou consignas escritas. As temáticas utilizadas condizem com o público­-alvo, ainda que com algumas ressalvas em sua composição.pt_BR
dc.description.abstract-esAprender una nueva lengua es un proceso complejo y su complejidad se intensifica cuando se trata de un contexto de enseñanza y aprendizaje de una lengua de acogimiento, pues los aprendientes están en situación de refugio y necesitan comunicarse de manera rápida y efectiva. Para auxiliar en ese proceso, el libro didáctico asume un papel importante, motivo por lo cual necesita estar adecuado a las necesidades y a los objetivos del público meta. Nuestro objetivo, en esta investigación, es discutir el espacio del libro didáctico en la enseñanza y aprendizaje del portugués lengua de acogimiento (PLAc). En ese contexto, nos situamos en la Lingüística Aplicada, en una visión crítica (Rajagopalan, 2006, 2007) y nos alineamos a los pensamientos sobre la autonomía (Freire, 1996) para reflexionar sobre la cuestión presentada. Para los análisis de las consignas, nos alineamos a los estudios de Riestra (20004, 2008) y al concepto de interacción didáctica (Cicurel, 2020). Los datos analizados son de los libros Portas Abertas y Português do Brasil para refugiados e refugiadas: Pode Entrar. También fueron importantes la comprensión del propósito comunicativo del género a partir de los conceptos de texto, contexto de producción y contenido temático (Bronckart, 1999); así como la textualización y la semántica de los verbos de esas consignas según el Consejo de Europa (2001) y los estudios de Costa y Taño (2017). Se trata de una investigación cualitativa, de método inductivo, del tipo explicativa. Se observó que los verbos utilizados, en su mayoría, en modo imperativo, indican el relleno de huecos, ajenos de la producción de géneros textuales y muchas actividades destinadas a la producción escrita no presentaban verbos o consignas escritas. Las temáticas utilizadas están de acuerdo con el público meta, aunque con algunas excepciones en su composición.pt_BR
dc.subject.ptbrPortuguês Língua de acolhimentopt_BR
dc.subject.ptbrProdução de textospt_BR
dc.subject.ptbrConsignaspt_BR
dc.subject.ptbrLinguística aplicadapt_BR
dc.subject.esPortugués Lengua de acogimientopt_BR
dc.subject.esProducción de textospt_BR
dc.subject.esConsignaspt_BR
dc.subject.esLingüística aplicadapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6579924946193930pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7532-1210pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8481500214152887pt_BR
local.date.available2023-10-02-
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