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dc.contributor.advisorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorPinto, Francisca Sarah Holanda-
dc.date.accessioned2023-09-25T17:43:37Z-
dc.date.available2023-09-25T17:43:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPINTO, Francisca Sarah Holanda. Os caminhos da educação infantil na busca da redução de desigualdade no sistema educacional: uma análise do projeto “ação professor-coordenador” em unidades educacionais mistas no município de Caucaia empregando as ferramentas da teoria da mudança e do marco lógico. 35 f. 2023. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74460-
dc.description.abstractThe public action Professor-coordinator is a project that seeks to combat the problematics found in mixed schools in the Municipality of Caucaia, where it’s been diagnosed the predominance of traditional and schooling pedagogical practices. Those practices root in the historical context in which was introduced the expansion of offer, as well as transformations in conceptions about early childhood education. Given the problematic found, it’s been defined as strategy the nomination of exclusive coordinators for the children’s education and capacitation, coordinated by the Early Childhood Education Management Center (Nucleo de Gestao da Educacao Infantil), in respect to the pedagogical practices based in the documents that guide childhood education (BNCC and DNCEI) so that the coordinators can become leading agents and conductors in the process of transforming the practices in early childhood education in their schools, with the objective to offer quality childhood education. In this context, the main objective of this work is to construct the conceptual framework and strategy of this action, using tools and methods from the field of public policy evaluation and monitoring. Additionally, the study has the following specific objectives: (i) to understand the causes and consequences of the problem; (ii) to propose a logical structure/framework capable of assisting in different phases of a project (planning, monitoring, and evaluation); (iii) to propose indicators that aid in the monitoring and evaluation process. The results of this study include the Theory of Change framework and the logical framework matrix, formulated based on the documents related to the action, as well as scientific studies and the laws, guidelines, and norms that govern the pedagogical practices adopted in early childhood education. The problem found in mixed schools has circumstantial and structural causes that are interrelated. The presented causes, such as the lack of exclusive pedagogical coordinators for early childhood education, insufficient training and awareness of teachers, and the deterioration of infrastructure and materials, are related to a historical framework of inequalities in the education system, resulting in the prevalence of traditional and schooling practices that limit the potential for children's development and learning. It is concluded that the analysis of this action is of utmost importance, as it allows for assessing effectiveness and making necessary adjustments to achieve the proposed objectives. Furthermore, it contributes to the continuous improvement of education policies and practices, aiming to provide quality education and promote children's development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs caminhos da educação infantil na busca da redução de desigualdade no sistema educacional: uma análise do projeto “ação professor-coordenador” em unidades educacionais mistas no município de Caucaia empregando as ferramentas da teoria da mudança e do marco lógicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA “Ação Professor-coordenador” é um projeto que visa combater a problemática encontrada nas unidades educacionais mistas do município de Caucaia, onde foi diagnosticado o predomínio de práticas pedagógicas tradicionais e escolarizantes. Essas práticas têm raízes no contexto histórico em que ocorreu a introdução e expansão da oferta de Educação Infantil, bem como nas transformações das concepções acerca desse nível de ensino. Diante dessa problemática, definiu-se como estratégia a nomeação de coordenadores exclusivos para a Educação Infantil e a realização de formações e capacitações, coordenadas pelo Núcleo de Gestão da Educação Infantil do município, sobre práticas pedagógicas embasadas nos documentos norteadores da educação infantil (BNCC e DCNEI). O objetivo do projeto é capacitar os coordenadores para atuarem como agentes líderes e condutores no processo de transformação das práticas na Educação Infantil em suas unidades educacionais, visando proporcionar uma Educação Infantil de qualidade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral construir a estrutura conceitual e estratégica dessa ação, utilizando ferramentas e métodos da área de avaliação e monitoramento de políticas públicas. Além disso, o trabalho possui os seguintes objetivos específicos: i) compreender as causas e consequências da problemática; ii) propor uma estrutura/esquema lógico capaz de auxiliar nas diferentes fases de um projeto (planejamento, monitoramento e avaliação); e iii) propor indicadores que auxiliem no processo de monitoramento e avaliação. Os resultados desse trabalho incluem o esquema da Teoria de Mudança e a matriz do Marco Lógico, formulados a partir dos documentos relacionados à ação, estudos científicos e às leis, diretrizes e normas que regem as práticas pedagógicas adotadas na educação infantil. O problema encontrado nas unidades educacionais mistas possui causas circunstanciais e estruturais que estão inter-relacionadas. As causas apresentadas, como a falta de coordenadores pedagógicos exclusivos para a educação infantil, a insuficiente capacitação e conscientização dos docentes, e a precarização da infraestrutura e dos materiais, estão relacionadas a um quadro de desigualdades históricas no sistema educacional, que tem como consequência o predomínio de práticas tradicionais e escolarizantes limitadoras do potencial de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Conclui-se que a análise desse projeto é de extrema importância, uma vez que possibilita verificar a eficácia e fazer possíveis ajustes para alcançar os objetivos propostos, além de contribuir para o aprimoramento contínuo das políticas e práticas educacionais, visando oferecer uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.subject.ptbrTeoria de mudançapt_BR
dc.subject.ptbrMarco lógicopt_BR
dc.subject.ptbrEducação infantilpt_BR
dc.subject.ptbrPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.ptbrCódigo JEL: I2; I24; I28; H43pt_BR
dc.subject.enTheory of changept_BR
dc.subject.enLogical frameworkpt_BR
dc.subject.enEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.enPedagogical practicespt_BR
dc.subject.enJEL Code: I2; I24; I28; H43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3558-7628pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8821559850261716pt_BR
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